Ufal abre inscrições de vestibular para assentados da Reforma Agrária

São 50 vagas no curso de Agroecologia do Pronera. As inscrições para o vestibular começam nesta quarta-feira (20) e vão até 20 de julho
Por Lenilda Luna - jornalista
20/06/2018 11h50 - Atualizado em 25/06/2018 às 19h04
foto de Juliano Adriano (MST) do encontro nacional de 20 anos do Pronera

foto de Juliano Adriano (MST) do encontro nacional de 20 anos do Pronera

Pela primeira vez, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) oferece o curso de graduação em Agroecologia pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), destinando 50 vagas para assentados do estado de Alagoas. O curso, que será ofertado no Centro de Ciências Agrárias (Ceca), foi aprovado na sessão do Conselho Universitário (Consuni), no dia 4 de junho deste ano. As inscrições para o vestibular começam nesta quarta-feira (20) e vão até 20 de julho, conforme o edital em anexo.

Segundo o coordenador, Rafael Navas, o objetivo do curso é formar os beneficiários da reforma agrária para atuarem nas áreas de assentamento dentro dos princípios da agroecologia. “Os assentados vão ter acesso aos conhecimentos fundamentados na ética profissional e política, para atender à crescente demanda por produtos agropecuários de qualidade e que sejam produzidos com baixo impacto ambiental, com viabilidade econômica e justiça social”, destacou o professor do Ceca.

Desde que foi assinado o termo de Execução Descentralizada com o  Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em novembro do ano passado, as equipes da Universidade se desdobraram para cumprir todos os prazos. “Foram destinados para esse programa, recursos do Incra da ordem de R$ 1,9 milhão para execução do curso até 2023, por meio do Pronera, sendo que os R$ 220 mil para esse ano já foram liberados. Tivemos um grande envolvimento da Proginst, do DCF e do Ceca para dar agilidade aos processos. Agradeço pelo empenho nesse projeto de tamanha importância social”, declarou a reitora Valéria Correia.

Além de garantir a democratização do acesso à Universidade para os trabalhadores rurais, o curso vai permitir que esses assentados estejam qualificados para gerenciar a produção nas áreas em que atuam. “Eles vão assumir o protagonismo, unindo os elementos científicos ao saber local dos agricultores. O curso, se conecta ainda com a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, por atender aos compromissos firmados pelo Incra com a sociedade civil, de formar 5 mil beneficiários da Reforma Agrária em Agroecologia por meio do Pronera”, declara José Ubiratan Rezende Santana, analista em reforma e desenvolvimento agrário do Incra.

Segundo a ementa do Curso de Agroecologia, a formação será interdisciplinar, pautada principalmente em três competências: conhecimento técnico sobre práticas produtivas sustentáveis e processo de transição agroecológica; conhecimento a respeito dos processos ecológicos que operam nos agroecossistemas, de maneira a entender os impactos da agricultura convencional e selecionar as técnicas de manejo agroecológico mais adequadas para o contexto local, e formação sociopolítica, no sentido de interpretar o perfil socioeconômico e os conflitos associados as populações humanas com as quais o agroecólogo irá atuar, e considerar esses aspectos na seleção de estratégias de intervenção.

O curso está pautado na pedagogia da alternância, que integra o aprendizado em sala de aula com as práticas no dia a dia do campo. “Desse modo, as atividades do curso são divididas em Tempo-Escola e Tempo-Comunidade. O Tempo-Escola será realizado em módulos, com duração de 25 dias em média. Após esse período e aluno irá desenvolver em sua comunidade os Projetos Integradores, incorporando os conteúdos discutidos no Tempo-Escola, aproximando teoria e prática e a interdisciplinaridade. Os projetos integradores incluirão atividades de pesquisa e extensão”, explica a coordenadora pedagógica do curso”, Patrícia Muniz de Medeiros.

Durante o período que vão ficar no Ceca, para as aulas, o estudantes vão contar com alojamento e as três refeições diárias, além de material didático, que são pagos com recursos do projeto. Além disso, haverá uma ajuda de custo para os alunos. As inscrições no vestibular são gratuitas e todas as informações estão no site 

A seleção para professores só vai até esta sexta-feira (22) 

O Pronera completou 20 anos. Leia na página do Incra