Confira procedimentos para convênios de estágio com a Ufal

Interessados devem estar atentos às instruções para a articulação
Por João Paulo Rocha - estagiário de Relações Públicas
11/07/2018 08h55 - Atualizado em 10/07/2018 às 13h21
Antes de iniciar a atividade, deve haver a articulação documentada entre a Ufal e o local de estágio

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Gerência de Estágios (Gest), destaca a importância de os estudantes, coordenadores de curso e contratantes estarem atentos sobre os procedimentos necessários para realização de convênio com a Ufal para execução do estágio.

O estágio é uma atividade definida no Regulamento dos Cursos de Graduação da Ufal como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação do estudante para o trabalho profissional. Sua função é integrar a teoria e a prática, proporcionado ao graduando experiências de participação em diversas situações que contribuem para sua formação. De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o exercício pode ser um componente curricular obrigatório ou não.

Porém, antes de iniciar a atividade, deve haver a articulação documentada entre a Ufal e o local onde será realizado o estágio. Para isto, as coordenações do curso e do estágio, o aluno ou a própria concedente do estágio devem solicitar à Gest a elaboração do convênio. As solicitações podem ser feitas por meio do formulário disponível aqui, devidamente preenchido, e enviado para o e-mail estagio@prograd.ufal.br, ou entregue na própria Gest, localizada na Prograd, no prédio da Reitoria.

“Em alguns casos, os estudantes realizam os estágios em locais que não possuem  convênio com a Ufal, o que impede a formalização da atividade, pois para acontecer o vínculo é necessário que todos os procedimentos legais estejam cumpridos", destaca Geisa Santos, técnica em Assuntos Educacionais da Prograd.

Podem desenvolver atividades de estágio sob a supervisão da Ufal todos os estudantes regularmente matriculados em disciplina e que frequentem as aulas, salientando que, não é permitido o encaminhamento ou permanência na atividade, aquele que esteja sem vínculo ativo em disciplina.

Para descobrir se o local optado para o estágio já possui convênio vigente com a Universidade, basta consultar aqui. E para esclarecer dúvidas em relação à atividade, entrar em contato pelos telefones 3214-1654/1083 ou no e-mail estagio@prograd.ufal.br.