Portal do Governo Brasileiro

Abertas inscrições para 587 vagas no Programa de Residência Pedagógica

Oportunidade é para estudantes de cursos de licenciatura; Inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira (2)
Por: Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo - 26/06/2018 às 10h37
context/imageCaption

Estudantes dos cursos de licenciatura podem participar da seleção

Estão abertas as inscrições para a seleção de bolsistas e colaboradores que desejam atuar no Programa de Residência Pedagógica 2018 da Universidade Federal de Alagoas com bolsas de R$ 400. Os estudantes interessados podem se inscrever até a próxima segunda-feira (2).

Estão sendo disponibilizadas 480 vagas para bolsistas e 107 para colaboradores, divididas entre os três campi da Universidade. As áreas contempladas são arte; línguas portuguesa, inglesa e espanhola; química; filosofia; sociologia; educação física; matemática; história; física; geografia e pedagogia.

Para participar, os candidatos devem estar regularmente matriculados no curso de licenciatura da área desejada, cadastrar o currículo na Plataforma Freire (https://freire2.capes.gov.br/), apresentar um bom desempenho acadêmico, ter disponibilidade de oito horas semanais por 18 meses para as atividades do programa e cursar entre o 5º e 7º período.

De acordo com o edital disponível aqui, os residentes deverão desenvolver projetos de ensino, materiais, realizar estudos que fundamentem e inspirem práticas inovadoras em seu campo disciplinar, manter desempenho acadêmico compatível com suas atividades e colaborar diretamente com professores da área de atuação.

Os interessados no processo seletivo devem enviar para o e-mail da área desejada o formulário de inscrição; cópia do comprovante de matrícula; histórico escolar analítico; cópia da Carteira de Identidade, CPF e comprovante de conta corrente bancária; currículo da Plataforma Freire em PDF; e carta de intenções sobre a participação no programa.

A seleção será composta por análise do histórico escolar e do currículo, análise da carta de intenções e entrevista. Os aprovados terão até o próximo dia 9 de julho para entregar os dados necessários para o cadastro no sistema da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).