Docente da Ufal e ex-aluna do Paespe dá aula para a turma 2018

Adriana Oliveira foi participante da primeira turma do Paespe, em 1993

26/03/2018 08h28
Adriana de preto, sentada à frente da turma

Redação Ascom

No último sábado (24), o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe), recebeu a professora Adriana de Oliveira, participante da primeira turma do Programa, no ano de 1993. Ela deu uma aula de Física para os estudantes da turma 2018. O programa foi criado pelo professor Roberaldo Souza.

Antes de iniciar a aula de Física, a professora falou sobre a vida dela durante a adolescência e ressaltou que "tudo começa através do sonho". Oriunda da rede pública de ensino, filha de uma mãe que trabalhava como cozinheira e um pai caminhoneiro, tinha pouca perxpectiva de cursar uma educação superior, porém esse pensamento foi modificado após o convite do professor Roberaldo para participar do Paespe.

Adriana Santos é formada em Engenharia pela Ufal, possui mestrado e doutorado em construção civil pela UFRGS e desde 2008 é docente do Centro de Tecnologia da Ufal. A professora ficou com a incumbência de abordar o conteúdo de estática para a turma 2018, juntamente com Carlos Alberto, estudante de engenharia civil, e Ismael Weber, docente do CTEC.

A participação da docente foi considerada muito motivadora para os estudantes do Paespe. "Ter o contato com alguém que tinha a mesma realidade, que participou do Programa e que conseguiu ascender socialmente, através da educação, trouxe para esses alunos um fôlego de esperança e o desejo de superar todas as dificuldades para alcançar o sonho de ingressar em um curso superior", destacou Geiza Gomes, coordenadora Adjunta do Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado.

A estudante Elba Monteiro ficou entusiasmada com a aula. "A professora explica muito bem. Sua forma de abordar o conteúdo me surpreendeu, pois já tinha visto o assunto várias vezes, porém em nenhuma delas foi explicada de forma tão fácil de entender. O contato com a professora, com a história de vida dela me fez sentir mais motivada a realizar minhas metas. A trajetória da professora Adriana a aproxima de nós, e isso é um encorajamento para conseguirmos também”, disse Elba.

Outra estudante que ficou motivada, foi Sara Beatriz. “A aula foi maravilhosa. Ela nos tratou como se nos conhecesse há muito tempo. Foi uma aula que realmente me cativou, quando menos esperei a aula já havia sido concluída. Com a história de vida da professora Adriana, eu consegui ver que mesmo passando por tantas dificuldades a docente conseguiu chegar aonde queria, então eu também posso", enfatizou Sara.

Para os estudantes que participaram da aula, ficou a sensação de exemplo a ser seguido. “Quando temos contato com pessoas bem-sucedidas que passaram por tudo o que estamos passando, ficamos mais animados para estudar e alcançar os nossos objetivos”, concluiu Sara.