Curso de Comunicação da Ufal vai participar da 20ª edição do Intercom Nordeste

Os interessados em submeterem artigos têm até 21 de maio para realizarem a inscrição

26/03/2018 10h55 - Atualizado em 22/11/2021 às 08h58

Lívia Enders - estudante de Jornalismo

Estudantes e professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estão se preparando para a 20ª edição regional do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). O evento acontecerá entre os dias 5 e 7 de julho, na Universidade Estadual da Bahia (Uneb) – Campus III, em Juazeiro, no extremo norte da Bahia. O Congresso pretende reunir profissionais, pesquisadores e estudantes de todo o Nordeste com o objetivo de debater temas relacionados à comunicação.

Nesta edição, as discussões do Intercom Nordeste estão voltadas ao tema Desigualdades, Gêneros e Comunicação. Organizado pela coordenadora do colegiado do curso de Jornalismo da Uneb, Andréa Santos. O congresso é composto por conferências, painéis, oficinas e minicursos, além de lançamentos de produtos científicos e premiações. Além disso, também tem espaço para apresentações de artigos nas categorias Intercom Júnior (IJ) e na Divisão Temática (DT), além da exibição e premiação da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom).

Para a professora do curso de Jornalismo, Magnolia Santos, o Intercom apresenta a pesquisa em comunicação na região Nordeste e proporciona encontros entre diversos pesquisadores da área, ocasionando em oportunidades para o diálogo e intercâmbio interinstitucional. “A participação e apresentação de um trabalho é uma experiência enriquecedora. Desde a graduação, os alunos precisam ter essa consciência e a eles devem ser dadas oportunidades para vivenciar a pesquisa e a avaliação entre pares. Isso reforça a formação da identidade profissional do aluno", ressaltou.

Inscrições

As inscrições para participar do evento estão abertas desde o início de março e seguem até o dia 18 de junho, e são realizadas no site oficial do Congresso. O valor da inscrição custa R$ 40,00 para estudantes; R$ 100,00 para estudantes de pós-graduação; R$ 220 para professores e pesquisadores; e R$ 330 para profissionais da área, até o dia 18 de maio, quando muda a tabela de preço. Os sócios da entidade Intercom são isentos da taxa.

Os interessados em submeterem artigos nas categorias IJ e DT têm até 21 de maio para realizarem a inscrição. Aos estudantes que pretendem concorrer à premiação na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, os professores de Comunicação devem enviar para o Intercom, até o dia 25 de maio, a lista com os trabalhos selecionados para representar a Ufal.

Apresentação de trabalhos

Para os estudantes e recém-graduados que pretendem apresentar trabalhos científicos, o Congresso disponibiliza a sessão IJ – Jornada de Iniciação Científica em Comunicação, composto por oito categorias. São elas: IJ 1 – Jornalismo; IJ 2 – Publicidade e Propaganda; IJ 3 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional; IJ 4 – Comunicação Audiovisual; IJ 5 – Comunicação Multimídia; IJ 6 – Interfaces Comunicacionais; IJ 7 – Comunicação, Espaço e Cidadania; e IJ 8 – Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Aos professores e pesquisadores, o evento disponibiliza também oito categorias para apresentações, que são: DT 1 – Jornalismo; DT 2 – Publicidade e Propaganda; DT 3 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional; DT 4 – Comunicação Audiovisual; DT 5 – Comunicação Multimídia; DT 6 – Interfaces Comunicacionais; DT 7 – Comunicação, Espaço e Cidadania; e DT 8 – Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Além dessas, também há a possibilidade de apresentação de produtos de comunicação na Expocom, que corresponde a uma exposição de trabalhos desenvolvidos exclusivamente por estudantes e recém-graduados no ano anterior ao congresso. Nessa sessão, apenas um trabalho é selecionado pela Comissão de Professores de Comunicação para representar a Instituição na categoria.

O Expocom disponibiliza seis (6) categorias. São elas: I – Jornalismo; II – Publicidade e Propaganda; III – Relações Públicas; IV – Cinema e Audiovisual; V – Produção Transdisciplinar; e VI – Rádio, TV e Internet, e quase 70 subcategorias onde os trabalhos podem ser inscritos. Para saber mais, basta acessar o regulamento.

O evento é vinculado à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), uma entidade sem fins lucrativos que visa estimular a troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais de comunicação, atuantes no mercado. A instituição incentiva a produção científica entre alunos e recém-graduados em Comunicação, além de mestres e doutores, disponibilizando prêmios como forma de reconhecimento àqueles que se destacam nos eventos que são promovidos.