Estudantes de Jornalismo são premiados na Mostra Sururu de Cinema Alagoano

Por Amanda Alves – estagiária de Relações Públicas
24/12/2018 11h15 - Atualizado em 26/12/2018 às 10h30
Estudantes da Ufal premiados

Coletividade, engajamento e união: São as palavras que descrevem a conquista deste prêmio. Intitulado de Entre a Rua e o Palco, o filme produzido por Dayvson de Oliveira, José Esmerino, Maykson Douglas, e Thalis Firmino, estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), levou o prêmio especial do júri, na 9° edição da Mostra Sururu de Cinema Alagoano.

Foi a primeira participação dos estudantes na Mostra. Semanas antes, eles também participaram do Circuito Penedo de Cinema. O filme conta a história de duas transexuais, que lutam diariamente para ocupar seus espaços na sociedade. ‘’Nossas personagens, Natasha Wonderfull e Cindy Bellucci, relatam suas trajetórias na prostituição, dão voz e desabafam sobre a negligência aos movimentos de minorias, além das dificuldades por oportunidades no mercado de trabalho, elas falam dos projetos artísticos e culturais de inclusão que desenvolvem  em Alagoas’’, disse Maykson.

O trabalho produzido pelos estudantes foi resultado da disciplina Oficina de Produção Audiovisual, ministrada pela professora Raquel do Monte no Curso de Comunicação Social (Cos). Segundo a professora, os filmes produzidos em sala são exibidos dentro e fora da Universidade, para que os trabalhos possam circular pelo Brasil, e em outras plataformas, como YouTube e Facebook. São filmes curtos, de até 20 minutos, e a ideia é justamente que os alunos levem propostas da realidade deles. a partir das suas escolhas de temas. Por isso, os assuntos são sempre diversificados.

A docente não esconde sua alegria ao ver seus alunos ganhando espaço no meio audiovisual. "Eu fiquei muito satisfeita, porque justamente é o resultado de um projeto coletivo. E aí os meninos foram ganhando espaço, e o filme já tinha sido exibido no Circuito Penedo. Agora, eles ganharam esse prêmio, que é o reconhecimento de um trabalho bem feito e bem executado, e isso é ótimo, fiquei muito contente", destaca Raquel.

Para Maykson, a premiação motiva o grupo a continuar produzindo, e possibilitando uma maior visibilidade às histórias das pessoas. ‘’Para além disso, enquanto estudantes, é uma mensagem de que estamos indo no caminho certo, além de ser bastante gratificante ver uma produção do Cos premiada num festival tão importante quanto a Mostra Sururu’’, comemora o discente.

Os estudantes destacam que professores como Raquel, e tantos outros docentes da Universidade, incentivam os discentes a ter um olhar para além dos muros da Ufal. Suas orientações contribuem para que de alguma forma, eles possam mudar a realidade de outras pessoas. "Ações do tipo é que fazem da Ufal uma Universidade socialmente referenciada", destacam.

Sobre a mostra

A 9° Mostra Sururu de Cinema Alagoano, aconteceu de 13 a 16 de dezembro, no Centro Cultural Arte Pajuçara. Criada em 2009, a Mostra é considerada a principal janela para os curta-metragens locais, e estimula o surgimento de novas produções, contribuindo assim para o crescimento do setor de audiovisual no estado. Um total de 22 filmes compuseram a seleção oficial da mostra neste ano, que apresentaram um cenário baseado na diversidade presente em Alagoas.