Portal do Governo Brasileiro

Prograd lança cartilha com orientações sobre estágio

Material traz informações para facilitar a oficialização e o desenvolvimento da atividade
Por: Thâmara Gonzaga – jornalista - 12/11/2018 às 12h00 - Atualizado em 12/11/2018 às 12h48
context/imageCaption

Documento foi elaborado pela Prograd com apoio da Ascom

A expectativa de estagiar e colocar em prática o que se aprende ao longo do curso faz parte da realidade de todo estudante. E o estágio, além de propiciar experiência profissional, é condição obrigatória de alguns cursos para conseguir se formar. 

Para auxiliar os graduandos nessa fase tão importante da formação, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), com apoio da Assessoria de Comunicação (Ascom), elaborou uma cartilha com orientações sobre os estágios curriculares supervisionados na Ufal. 

De forma didática, o material traz informações gerais sobre local de estágio, quem pode contratar, onde buscar vaga, plano de atividades, deveres, remuneração, entre outros temas. O objetivo da cartilha é informar, facilitar a oficialização e o desenvolvimento da atividade enquanto ato formativo. 

“A ideia da cartilha surgiu pela falta de um documento específico para tirar dúvidas do dia a dia. Reunimos informações dos principais documentos sobre estágio para auxiliar e esclarecer estudantes, professores e servidores que trabalham com essa demanda”, explica a técnica em assuntos educacionais da Gerência de Estágios Curriculares (Gest) da Prograd, Geiza Ferreira, idealizadora do material. “A cartilha é um documento de fácil acesso que auxiliará toda comunidade acadêmica”, destaca. 

“O estágio é relevante pois é a prática que antecede o exercício profissional, sendo de suma importância para formação do estudante. “O material irá contribuir para que os estudantes tenham maior clareza sobre os procedimentos do estágio e das atribuições da Gest Ufal, melhorando a ação no âmbito da universidade”, ressaltou a pró-reitora de Graduação, Sandra Regina Paz. 

Clique aqui e confira.