Grupo de pesquisa de Palmeira dos Índios estuda processo político silencioso em Arapiraca

Resultados das pesquisas foram apresentados no 10º Simpósio Brasileiro de Psicologia Política
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
23/11/2018 11h15 - Atualizado em 23/11/2018 às 11h11
Projetos surgiram com o avançar do doutorado em Educação do professor Parmênides, coordenador da pesquisa

O grupo de pesquisa Psicologia Política, Políticas Públicas e Movimentos Sociais, coordenado pelo professor Parmênides Justino Pereira, da unidade da Ufal de Palmeira dos Índios apresentou durante o 10º Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, três trabalhos que estudam o processo político silencioso que está acontecendo em Arapiraca. Os projetos surgiram com o avançar do doutorado em Educação do professor Parmênides, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A tese fala sobre a formação da consciência política das marisqueiras e pescadores da vila de Jaraguá e será lançada pela Editora da Ufal (Edufal).

Dentre os trabalhos apresentados estão A Luta dos Pescadores da Perucaba, O Caso da Comunidade Caboge e O Processo Político na Comunidade Frei Damião. Segundo o professor Parmênides, “o principal obstáculo é o acesso ao sujeito ideal da pesquisa, uma vez que as comunidades removidas, ou sob ameaça de remoção, apresenta forte resistência em colaborar com a pesquisa, pois nos associam a grupos políticos da realidade local”. Cada interação com os grupos ocorreu em diferentes situações e entre os que podem ser destacados com mais complicações está o do caso da comunidade Caboge. “Conseguimos acesso a alguns sujeitos, apesar da dificuldade, pois há um processo política extremamente marcado por pressão, e um certo sentimento de perseguição por parte dos sujeitos”, declarou o docente responsável. No caso da luta dos pescadores, estavam envolvidas as alunas de Serviço Social, Letícia dos Santos, Mylena Belarmino, Ana Maria e Lucicleide Nunes. O tema envolvia a resistência dos pescadores da Perucaba, em Arapiraca, que contestaram o interesse do poder público sobre a área, onde estaria localizada a sua vila. O objetivo foi configurar o nível de consciência política dos pescadores e foram identificados elementos constituintes dos processos políticos internos e suas articulações no âmbito da política local e nos movimentos sociais.

Para este primeiro trabalho, o professor Parmênides e a equipe utilizaram como referência o modelo de análise da consciência política desenvolvido por Salvador Sandoval. Além disso, os estudos realizados foram feitos sob a luz de obras de autores como Rafael Rust Neves, Simone Rachel Lopes e Ana Fani Carlos. Também foram feitas entrevistas semiabertas com os envolvidos.

“No caso da Perucaba, temos uma parceria com a comunidade, proveniente de algumas aulas de campo que realizamos com estudantes de psicologia e Serviço social, em pleno processo de luta. Isto gerou uma certa identidade e amizade que possibilitou um bom acesso”, explicou o coordenador do grupo.

Os primeiros resultados da análise desse caso constatam que há uma consciência política extremamente acentuada, surgida a partir da formação de um grupo coeso, com forte identidade coletiva. Além disso, também houve uma identificação de quem realmente eram os adversários.

O segundo caso envolvia o estudo da remoção da comunidade Caboge em Arapiraca, tendo como contexto a reestruturação urbana que afeta as cidades brasileiras. O trabalho foi realizado pelos estudantes de Psicologia Eliel Nunes, Andresa Silva e Fabrícia Brito, além do já mencionado professor Parmênides.

“Nosso objetivo tem sido potencializar a memória coletiva da comunidade excluída e do espaço transformado, no sentido de que a mesma nos possa desvelar os contornos excludentes da política urbana aplicada na reestruturação da cidade de Arapiraca, de modo que os efeitos perversos de tal experiência possam nortear uma política urbana sem exclusão social”, afirmou Parmênides. Os resultados apontam que há uma memória política conflituosa, com ausência de diálogo entre os membros da comunidade e o poder público, além de uma política interna com admissões de lideranças e influências eleitoreiras locais.

O terceiro trabalho, sobre o processo político na comunidade Frei Damião, ficou sob a responsabilidade das estudantes de Serviço Social Stephanny Eduarda, Lidja Larissa e Maria Eduarda, que tiveram o objetivo de traçar o perfil da consciência política na comunidade em questão, em Arapiraca. Também foram estudadas as relações do processo político da população, tendo em vista a remoção das comunidades pobres para favorecer a visibilidade urbana do mercado imobiliário, que tem causado resistências e passividades.

A equipe possuiu um bom acesso à líder da comunidade e realizaram as análises necessárias como o primeiro grupo, se orientando pela obra de Salvador Sandoval. Como resultados, concluíram que os membros possuem pouca disposição a participar da política e de agirem de maneira coletiva, possuindo uma insegurança da posse e dando abertura para suas remoções.

O 10º Simpósio Brasileiro de Psicologia Política ocorreu entre os dias 29 de outubro e primeiro de novembro, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus A.C. Simões.