Alunas de Biblioteconomia apresentam trabalho pioneiro em evento regional

Edição 2018 do Erebd foi sediada pela UFMG
Por Paulo Canuto - estudante de Jornalismo
26/11/2018 09h10 - Atualizado em 26/11/2018 às 12h26
Estudantes durante evento na UFMG. Foto: Arquivo pessoal

Duas alunas do 6° período do curso de Biblioteconomia da Ufal tiveram trabalho aprovado no 5° Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação das Regiões Sudeste, Centro-oeste e Sul (5° Erebd SE/CO/SUL ). O importante evento na área foi sediado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de 13 a 17 de novembro.

Laís Regina dos Santos de Oliveira apresentou o artigo Estudo de uso do Catálogo da Universidade Federal de Alagoas; feito por ela com as estudantes Sanielly Ianar Alves de Lima e Laís Santos Oliveira Silva. Já Staphanie Silva Menezes, apresentou o pôster Fanfiction de ficção científica, orientado pelo professor Ronaldo Ferreira Araujo.

O  evento aconteceu poucos meses após o encontro nacional, em julho, no Rio de Janeiro, onde a Ufal foi representada pela aluna Laís Regina, com sua apresentação em pôster intitulado Estágio não obrigatório na Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas: relato de experiência, que foi premiado com o 3º trabalho de maior pontuação.

A Edição do Norte/Nordeste 2019 será sediada pela Universidade Federal de Alagoas e ocorre entre os dias 14 e 18 de janeiro no Campus A.C. Simões e contará com apresentação de trabalhos, mesas-redondas, palestras, grupos de trabalho entre outras atividades.

Trabalhos apresentados

O artigo apresentado por Laís trata da percepção que os alunos têm do catálogo online da Universidade e se encontram dificuldade na utilização. A estudante. A estudante destaca a relevância de eventos como o Erebd. “A troca de experiências na linha de pesquisa que pretendemos seguir durante a graduação e pós, a oportunidade de conhecer as linhas de mestrado e doutorado, o contato com pessoas do mesmo curso, só que de lugares e universidades diferentes para compreender que a mesma língua pode ser falada em qualquer lugar, além do mais, essas são formas de fortalecer a base para que a biblioteconomia pereça diante da atual conjuntura social, cultural e política que o país vive”, disse.

O banner apresentado por Staphanie tratou de como as fanfiction podem auxiliar no gosto pela leitura e até mesmo tornar alguém que não era, um leitor ávido. “Além de apresentação de uma pesquisa que você faz para passar o conhecimento adquirido nela, também é uma boa oportunidade para adquirir experiências, conhecer outras realidades, que se limitando aos muros da universidade dificilmente seria possível, além de fortalecer a troca de experiências. [O evento] é um bom meio para o debate sobre a atuação do profissional, seja ela política ou social”, ressaltou Staphanie.