Acolhida aos calouros segue nesta terça-feira nas unidades acadêmicas

Veteranos de Serviço Social receberam novatos com explicações sobre o curso; Calouros de Medicina integram campanha para arrecadar alimentos
Por: Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo - 13/11/2018 às 13h22 - Atualizado em 13/11/2018 às 13h27
context/imageCaption

Alunos de Serviço Social fizeram borboleta de origami para representar ingresso à Ufal

A programação da acolhida dos calouros pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) iniciou na segunda-feira (12), na Reitoria do Campus A.C. Simões e continuou nesta terça-feira (13), de forma descentralizada, nas unidades acadêmicas. Cada curso ficou responsável pela recepção dos alunos, mas no geral, apresentaram os conteúdos a serem vistos e os projetos dos quais podem participar durante os próximos anos na Universidade.

Entre os cursos que realizaram esse acolhimento está o de Serviço Social, que teve as atividades iniciadas às 8h, conduzidas pela coordenadora de graduação, a professora Sueli Nascimento. Além de apresentar o curso para os ingressantes, houve uma dinâmica onde tiveram que fazer origamis de borboletas, para simbolizar a chegada deles à Ufal. Posteriormente foi feito um tour pelo bloco.

“Foi muito interessante. A gente trabalhou dinamicamente, eu conheci um pouco do curso, tive uma visão melhor do que a de antes. Agora que eu entrei tive outra visão”, disse Samuel Alexandre, calouro de Serviço Social. “Estou otimista e espero muito mais, minha caminhada na Ufal começou agora”, continuou.

A Faculdade de Medicina (Famed) também deu as boas-vindas aos novos alunos, apresentando as diversas ligas e projetos de extensão onde poderiam ingressar. Entre eles, podem-se destacar o Sorriso de Plantão, onde os estudantes se vestem de palhaços para alegrar os pacientes do Hospital Universitário e a Liga de Pediatria da Ufal. Também foi feito um tour com os calouros. Além disso, os veteranos estão arrecadando leite em pó, que será doado para o Lar São Domingos, até o dia 21 de novembro. “É uma maneira de promover uma integração e uma promoção social com esses indivíduos”, explicou Marcel Gonçalves, de Medicina.

Outros cursos, como Pedagogia e Direito, também tiveram atividades para recepcionar os ingressantes. Ainda nesta terça há programações nas unidades da Ufal em Viçosa e Arapiraca, bem como no Centro de Ciências Agrárias.

Último dia 

Nesta quarta-feira (14), será a vez das unidades de Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema e Penedo receberam a programação oficial, com a Aula Magna.

No Campus A.C. Simões, também no último dia de atividades, às 9h, os calouros poderão participar da mesa O papel da Universidade em Tempos de Crise: a Universidade não se vende, se defende, no auditório da Biblioteca Central (BC). 

Os centros acadêmicos e a União Nacional dos Estudantes (UNE) organizam a programação do Ufal em Movimento, que será realizado no estacionamento do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB). Serão feitas diversas atividades recreativas, como corrida de saco, cabo de guerra, torta na cara, entre outras. E para encerrar, às 18h terão atividades culturais.