Times da Ufal marcam presença em Jogos Universitários no Nordeste

Equipes de diversas modalidades foram destaque nas etapas regionais
Por Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo
31/10/2018 08h00 - Atualizado em 30/10/2018 às 11h34
Equipes feminina e masculina de basquetebol. Foto: Gerência de Esportes

Equipes de diferentes esportes formadas por alunos da Universidade Federal de Alagoas participaram da etapa regional dos Jogos Universitários das Federais (JUFs), ocorrida em estados do Nordeste no segundo semestre de 2018. Para as viagens, a Universidade cedeu transporte e ajuda de custo para estudantes e técnicos.

Os times da Ufal participaram de competições com universidades da região Nordeste. As modalidades voleibol e xadrez aconteceram na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, entre os dias 5 e 9 de setembro. No voleibol, a equipe feminina foi comandada pelo técnico Erivelton e ficou em 5º lugar, já o feminino ficou na 7ª colocação e teve Guilherme como técnico. O xadrez conquistou a 3ª colocação em ambas modalidades e foi comandado pelo técnico desportivo Jaime Miranda.

As equipes de basquetebol feminina e masculina competiram na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, entre os dias 27 e 30 de setembro. A delegação foi comandada pelos técnicos Dênnis Dantas, Pedro e Flávia.

Já os times de futsal seguiram para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, entre os dias 11 e 14 de outubro, com os técnicos Luigi Alpino, Leandro Tavares e Tainá, que comandou o time masculino pela 1ª vez. A equipe feminina foi vice-campeã e a masculina ficou em 4º lugar.

O gerente de Esportes da Pró-reitoria Estudantil (Proest), professor Eriberto Lessa Moura, destacou a importância da participação dos estudantes em competições como essas.

“No estatuto da Ufal está presente o esporte como conteúdo importante para a formação do aluno. Através de sua participação no esporte a Ufal abre espaço para conexões com o saber acadêmico, tanto no ensino como na pesquisa e extensão”, ressaltou o professor.

Fórum de Esportes das Federais

A Ufal também esteve presente no Fórum de Esporte das Federais deste ano, que aconteceu na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia (GO) entre os dias 10 e 14 de outubro. O evento que aconteceu com o apoio do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) contou com a participação de representantes de 20 instituições federais de todo o Brasil.

O professor Eriberto Lessa Moura representou a Ufal e ministrou uma palestra na mesa redonda com o tema Perspectivas atuais do esporte nas universidades federais.

De acordo com Moura, o evento teve como objetivo discutir sobre a política de esporte nas federais, formas de disputa e financiamento, verbas específicas para esporte, legislação do esporte nos regimentos e estatuto das universidades federais, além de debater as formas de organização e disputa dos JUFs.

A próxima edição do fórum será sediada pela Ufal, no 1º semestre de 2019.