Pós-graduanda em Veterinária cria modelo alternativo para cirurgia em animais

Método premiado descarta a necessidade do uso de animais vivos para treinamento cirúrgico
Por Eduardo Lira - estudante de Relações Públicas
22/10/2018 18h00 - Atualizado em 25/10/2018 às 14h31
Registro de aula prática de técnica cirúrgica para ovariohisterectomia em cadela com uso de simulador

Registro de aula prática de técnica cirúrgica para ovariohisterectomia em cadela com uso de simulador

Durante a 5ª Semana de Medicina Veterinária promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no mês de setembro em Viçosa e Rio Largo, a estudante de mestrado, Evelynne Hildegard Marques de Melo, conquistou prêmio por excelência acadêmica após apresentar o primeiro modelo alternativo criado para o ensino técnico em cirurgias de orquiectomia (castração) na instituição.

Embora seja amplamente difundida em cursos de Medicina Veterinária por ser um serviço de alta procura, a técnica de orquiectomia (castração no macho) para treinamento acadêmico ainda é motivo de opiniões divergentes entre comunidade científica e defensores de direitos dos animais. 

Visando atender questões éticas, a estudante de pós-graduação enxergou na temática Inovação e Tecnologia à Medicina Veterinária a possibilidade de alinhar dois mundos em conflito. “O curso me estimulou a pensar e a ser inovadora em minhas tarefas de pesquisa e estágio, somei isso às limitações técnicas-operacionais da instituição e implicações éticas, buscando superá-las para a condução das atividades didáticas”, relata.

A ideia surgiu após Evelynne ter recebido, durante o estágio em docência, o convite de seu orientador, o professor Fernando Wiecheteck, para ministrar aulas ensinando tais técnicas em caninos e felinos para uma turma de 45 alunos. Evelynne conta que encontrou duas grandes responsabilidades na realização das aulas práticas: a primeira relacionada à aquisição de animais suficientes para o treinamento do total de alunos e a segunda sobre os danos cirúrgicos passíveis de ocorrer pelo aprendiz em cirurgia, como a hemorragia.

Para combater isso foi criado o simulador de fêmeas (cadela e gata) para treinamento de ovariohisterectomia e o simulador canino para treinamento da orquiectomia em machos. Embora exista na literatura modelos parecidos, o projeto se diferencia pela semelhança visual do animal no momento cirúrgico, a ilustração da placa acrílica é previamente programada fotografando um animal em cirurgia e posteriormente impressa em acrílico com a sobreposição de estruturas anatômicas.

O método criado proporciona aos estudantes alcançar destreza e habilidade cirúrgica manual, através de repetição das técnicas antes de ter acesso ao animal vivo, abrindo espaço para repetições, erros e aquisição de habilidade manual sem estresse. Evelynne garante que a viabilidade é um dos pontos fortes de seu projeto, pois os materiais que necessitam de reposição são de baixo custo e duradouras, como as placas de acrílicos que são fixas.

O professor Pierre Barnabé Escodro, um dos responsáveis por auxiliar a estudante, afirma que os modelos educacionais podem servir de inspiração para outras escolas por toda América Latina. Ele também acredita que a técnica pode ser usada em campanhas de atualização e formação de mão de obra em órgãos públicos, que necessitam melhor qualificação de seu médicos veterinários para esterilização de animais errantes e controle indireto de zoonoses, devido à sua importância para a saúde pública.