Paespe recepciona alunos da rede pública em aula inaugural

Estudantes participam do projeto com aulas de informática e disciplinas do Enem
Por Ascom Ufal
22/10/2018 15h00 - Atualizado em 22/10/2018 às 15h01
Professor Roberaldo Souza e Geiza Correia, coordenadores do Paespe

Os Programas de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe e Paespe Júnior) deram início no último sábado (20), a mais uma turma de estudantes da rede pública em sua aula inaugural. Na ocasião, pais e alunos puderam conhecer mais sobre o programa e as atividades que serão realizadas durante todo o próximo ano, com aulas de informática e disciplinas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que já começam no próximo dia 27 de outubro.

O Paespe oferece conteúdos de todas as disciplinas avaliadas pelo Enem, e é destinado a alunos da 3ª série do Ensino Médio, com aulas realizadas de segunda a sábado, e o Paespe Júnior tem como público-alvo estudantes da 1ª e 2ª série do ensino médio com as disciplinas básicas de Português e Matemática, ocorrendo dois dias na semana.  Além das aulas do Paespe e Paespe Júnior, os alunos participam de atividades multidisciplinares, como: palestras, oficinas, tutorias e visitas técnicas. Já o curso de Informática é ofertado a todos os alunos do programa e a comunidade externa, preferencialmente os pais e responsáveis dos alunos dos projetos, tendo como principal objetivo a inclusão digital.

Para participar do programa os alunos passam por um processo seletivo realizado pela Copeve no mês de setembro para compôr as turmas 2018/2019. Anualmente o Programa tem conseguido o ingresso de mais de 50% dos seus estudantes nos cursos da Ufal, no entanto, de acordo com os levantamentos realizados pela coordenação metade desses alunos não conseguem concluir a graduação devido à problemas financeiros que dificultam a sua permanência no curso e os impulsionam para a evasão na Universidade.

Sobre o Programa

O Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) foi criado em 1993 pelo professor Roberaldo Souza. São realizadas diversas ações para aproximar os alunos da rede pública à realidade na Universidade Federal de Alagoas. As aulas acontecem no Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal, e são ministradas pelos docentes da Universidade das diversas áreas do conhecimento. Os participantes também contam com o apoio dos discentes dos Programas de Educação Tutorial (PET) e do Pibid.