Mês de outubro traz atividades para as crianças na Ufal

Núcleo de Desenvolvimento Infantil realiza projeto que tem como foco as brincadeiras com as cores
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
08/10/2018 12h58 - Atualizado em 10/10/2018 às 08h55
Desfile das cores na programação do NDI

Desfile das cores na programação do NDI

O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está desenvolvendo, desde o início deste mês, o projeto Pintar, Sentir e Descobrir: Experiências com Cores na Educação Infantil. As atividades duram todo o mês de outubro e serão de caráter coletivo e individual, sempre utilizando as cores e a arte.

“A arte na educação infantil é essencial. Ela serve como primeira língua, preparando o terreno para falar, ler e escrever. As experiências artísticas impactam o desenvolvimento social, emocional e físico de crianças de zero a cinco anos”, explica a professora Idnelma Lima, do NDI. O projeto em questão visa justamente possibilitar a familiaridade das crianças com expressões artísticas que envolvem as cores.

As atividades iniciaram no primeiro dia de outubro, mas somente nesta segunda-feira (8) foi realizada uma ação de caráter coletivo, o Desfile das Cores, que deu abertura para as outras atividades em conjunto. Dentre as outras que podem ser destacadas estão a Gincana das Cores, na terça-feira (9), a apresentação teatral Bom dia Todas as Cores e o Happy Holi Festa das Cores. Estas últimas atividades serão realizadas respectivamente na Quadra Poliesportiva de Educação Física e no pátio Interno do NDI.

Segundo o projeto, a equipe do Núcleo de Desenvolvimento Infantil prioriza a arte e a brincadeira através da cor em suas diferentes formas de manifestação. As programações deste mês para as turmas do Maternal 1, 2A, 2B, 1° e 2º períodos, podem ser encontradas em anexo.