Últimos dias para inscrição de indígenas e quilombolas no Bolsa Permanência

Prazo encerra sexta-feira (29)

28/09/2017 09h05 - Atualizado em 03/05/2024 às 13h10
Estudantes devem se inscrever no site do Programa

Manuella Soares - jornalista

O edital do Programa Bolsa Permanência (PBP) que contempla exclusivamente a demanda étnica encerra o período de inscrições nesta sexta- feira (29), de acordo com o cronograma do MEC. Os alunos indígenas e quilombolas devem se inscrever para o segundo semestre por meio do site.

É preciso anexar o termo de compromisso e concluir a inscrição até que possua o status de “cadastro finalizado”. Os estudantes devem reunir a documentação exigida no último edital para bolsa da Gerência de Assistência Estudantil da Proest (GAE), disponível aqui, e os documentos comprobatórios de etnia, conforme descrito no manual do PBP.

Após esse processo, é preciso agendar uma entrevista com a equipe de Serviço Social, na GAE, localizada no Centro de Interesse Comunitário (CIC), no Campus A.C. Simões, ou no Núcleo de Assistência ao Estudante (NAE), nos demais campi e Unidades Educacionais. Depois de concluída a avaliação socioeconômica dos candidatos, é só aguardar a homologação do processo no sistema. Os estudantes serão notificados pelo e-mail informado na inscrição.

Para outras informações, basta acessar o site do Programa de Bolsa Permanência ou entrar em contato com a Proest pelo telefone 3214-1081.

Sobre o Programa

A Bolsa Permanência é um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação. No caso de estudantes indígenas e quilombolas, será garantido um valor diferenciado, igual a, pelo menos, o dobro da bolsa paga aos demais alunos, em razão de suas especificidades com relação à organização social de suas comunidades, condição geográfica, costumes, línguas, crenças e tradições, amparadas pela Constituição Federal.