Ufal se destaca nos Jogos Universitários de Alagoas e segue para nacional

Delegação vai representar o estado nos Jogos Universitários Brasileiros em outubro

15/08/2017 12h35 - Atualizado em 03/05/2024 às 13h10
Ufal teve ótimos resultados nos Jogos Universitários de Alagoas

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

A 47º edição dos Jogos Universitários de Alagoas (Juas) nem chegou ao fim e a Ufal já é campeã geral da competição. A Universidade vai representar o Estado nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), de 18 a 29 de outubro, na cidade de Goiânia (GO) com 68 atletas de diferentes modalidades. As disputas locais encerram em setembro com o atletismo. O evento é promovido pela Federação Alagoana do Desporto Universitário (Fadu) e teve início no mês de julho.

A equipe feminina de futsal se destacou, vencendo pelo terceiro ano consecutivo. O técnico Leandro Tavares afirmou que a conquista representa o potencial desportivo dos atletas e comissões técnicas da Ufal. “Passamos por um período de renovação de grupos e mudanças na infraestrutura de nosso ambiente de treino o que tornou a preparação muito aquém do ideal, contudo, a bagagem dos que fazem as modalidades foi suficiente para essa grande conquista”, reforçou.

Equipes

Além do futsal feminino, os atletas do futsal masculino levaram o primeiro lugar, vencendo pelo placar de 7X2. As categorias masculina e feminina do basquete também foram campeãs, junto com o handebol masculino. No jiu jitsu, a Ufal foi campeã geral e no badminton, o aluno Bruno Oliveira venceu na categoria individual.

Na natação feminina os resultados foram: 1º lugar, 50m peito com Viviane Andrade; 1º lugar nos 50m, 100m e 200m livre com Lawynia Costa. Já na natação paradesportiva o 1º lugar foi de Érica Ferro nos 50m, 200m livre e 200m medley. A Ufal também conquistou boas colocações no voleibol masculino (2º colocado) e no Xadrez, representados pelos estudantes Davi Matheus (2ª colocação), Rafael Dias (3ª) e Petrus Fay (4ª).

Para além dos bons resultados, o gerente de Esportes e Lazer da Ufal frisou a necessidade de desenvolver uma política de esportes e atividades físicas que incluam a comunidade acadêmica. “Uma das medidas é a recriação das Associações Atléticas Acadêmicas em cada curso para que os discentes participem de maneira mais efetiva não apenas no espaço da prática, mas também da autogestão das práticas esportivas e de lazer na Universidade. Outra ideia é realizar ainda este ano os Jogos Internos da Ufal”, finalizou o professor Eriberto Moura.