Tema sobre Ciência e Emancipação Humana marca início do doutorado em Serviço Social

Aula inaugural foi proferida pelo professor Ivo Tonet, referência nas áreas de Filosofia e Educação

07/08/2017 16h28 - Atualizado em 22/11/2021 às 08h56
Mesa de honra do evento

Mesa de honra do evento

Diana Monteiro - jornalista

 

O auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), centralizou na manhã desta segunda-feira (7), a aula inaugural do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, (PPGSS), focando no tema Ciência e Emancipação Humana, proferida pelo professor Ivo Tonet, com solenidade presidida pelo reitor em exercício, José Vieira. Ao parabenizar à turma pioneira Vieira destacou que o doutorado já inicia com o marco de sucesso, cuja proposta de implantação da pós-graduação foi a única aprovada em 2016. “Vocês têm um compromisso e um papel muito importante para a consolidação do programa e o doutorado há muito era esperado”, enfatizou. 

Além do reitor, fizeram parte da mesa: Rosa Lúcia Prédes Trindade, diretora da Faculdade de Serviço Social (FSSO); Helson Silva Sobrinho, coordenador de Pós-Graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep); e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) Maria Norma Alcântara Brandão Holanda. 

A implantação do doutorado é um momento histórico e é mais um sonho concretizado na trajetória do curso de Serviço Social, que tem 60 anos de existência. Há 45 anos o curso está na Ufal e há 14 anos tem em funcionamento o Programa de Pós-graduação construído coletivamente com outras áreas, ampliando os horizontes, a exemplo das Ciências Humanas, visando promover o conhecimento voltado à transformação social”, disse Rosa Prédes. A diretora parabenizou o empenho da coordenação do Programa e dos participantes da primeira turma do doutorado. 

Durante a aula inaugural o professor Ivo Tonet contextualizou o tema Ciência e Emancipação, fazendo a relação, para a reflexão, entre Ciência e Relação Humana. Enfatizou o momento histórico atual no país, segundo ele, onde é enorme o rebaixamento da consciência. “O rebaixamento tanto teórico como da atividade prática se encontra extremamente depressivo. Predomina no campo das ideais a irracionalidade, que parece que de fato não há solução”, afirmou.

Complementando, destacou: “Parece que de fato a superação dessa sociedade é tão longínqua e tão impensável que a maioria das pessoas acaba fazendo da necessidade, virtude. Ou seja, já que as coisas são assim, vamos nos conformar dentro disso, tentar fazer o melhor possível sem visualizar a efetiva possibilidade de transformação radical da sociedade”, enfatizou dirigindo-se aos participantes da solenidade. Ivo Tonet integra o Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Ufal e é referência nas áreas de Filosofia e Educação. 

A coordenadora do PPGSS, Norma Alcântara, ao dar as boas-vindas aos alunos enfatizou que o programa entrou em nova etapa com salto qualitativo. Ao destacar a importância da aula inaugural e do curso o representante da Propep Hélson Sobrinho disse: “Esta é uma oportunidade inédita. Parabenizo a equipe responsável pelo empenho e trabalho para a apresentação da proposta, que não é só vencedora para o curso de Serviço Social, mas principalmente para a Universidade Federal de Alagoas”, enfatizou.