Sala do Aluno é apoio para quem concilia rotinas de trabalho e estudo

Espaço de convivência montado pelo CA de Administração fica na sala 14 da Feac, em frente ao local onde se tira cópias

23/08/2017 12h13 - Atualizado em 03/05/2024 às 13h10
Sala foi inaugurada com a participação da pró-reitora de Graduação, Sandra Paz

Ascom Ufal

Trabalhar os dois horários e ainda estudar à noite é a realidade de muitos universitários da Ufal. Para servir como ponto de apoio para esses estudantes, o Centro Acadêmico (CA) de Administração montou a Sala do Aluno, com a ajuda da direção da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) e da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

O espaço, situado na sala 14 da Feac, em frente a máquina de cópias, servirá como um local para estudar, fazer trabalhos ou dar aquele breve descanso antes do início das aulas. A inauguração foi nesta terça-feira (22).

“A partir de uma análise da grande maioria dos alunos de Administração, principalmente, do período noturno, o Centro Acadêmico observou que muitos deles chegavam cansados do trabalho e não tinham um espaço dentro do bloco para acolhê-los”, explica o estudante e coordenador Acadêmico do CA, Lucas Ferraz. “Daí, surgiu a ideia de uma sala onde pudessem descansar com um grau de conforto maior do que em mesas de lanchonete, além de poder interagir com alunos de períodos mais avançados e de outros cursos, visando um intercâmbio de ideias que só o universo acadêmico proporciona”, destaca.

Lucas conta que o apoio da direção da Feac foi importante ao ceder a sala e um aparelho de ar condicionado. “A partir daí, começamos a pensar nos materiais necessários e criamos um projeto para arrecadar fundos e tirar a ideia do papel. Compramos tintas e demais recursos para a reforma do espaço. Concomitantemente com essas ações, solicitamos doação”, afirma o estudante ao citar que já recebeu mesas, cadeiras, instalação do condicionador de ar e um tatame por meio de doações. “Pretendemos ainda colocar um computador para pesquisa, trabalhos e um acervo de livros voltados para a área de administração”, complementa.

O coordenador informa que a sala é um espaço aberto para uso de todos os estudantes da Ufal, independente de curso, e que, em média, deve acomodar cerca de 25 a 30 pessoas. “Todos os alunos da Ufal poderão utilizar, porém sabemos que, em razão da distância de alguns blocos, achamos que será mais utilizado pela turma dos cursos da Feac e das proximidades”, diz.

Regras de funcionamento

Para garantir a finalidade para a qual a sala foi criada, os frequentadores deverão seguir algumas regras de funcionamento: “Ao pegar a chave do local, o estudante deve deixar um documento original com foto, além de obedecer a regras básicas como a proibição de fumar e de consumir bebidas alcoólicas no espaço que é destinado para servir como apoio acadêmico”, destaca Lucas Ferraz.

Ele ainda pede, para quem puder colaborar com a doação de materiais que possam melhorar a Sala do Aluno, entrar em contato por meio do número (82) 99644-1350. Por esse canal também é possível conhecer os próximos projetos do CA de Administração.