Instituto de Química leva alunos para conhecer Casa de Ciência de Aracaju

Visita técnica também inclui Projeto Tamar e busca proporcionar participação ativa na construção do conhecimento

15/08/2017 10h05 - Atualizado em 03/05/2024 às 13h10
Arte de divulgação

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

Alunos da licenciatura em Química, presencial e a distância, têm a oportunidade de vivenciar experiências além da sala de aula. É que o Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas promove, por meio do grupo Quiciência, a interação dos futuros professores com centros e projetos de Ciências. Trata-se do 2º Simbora, que já está com data marcada: 10 a 13 de novembro, quando serão feitas visitas técnicas à Casa de Ciência e Tecnologia e ao Projeto Tamar/Oceanário, em Aracaju-SE.

Esta segunda edição do Simbora terá a participação de 40 estudantes da Ufal, sendo a maioria do curso a distância. “Dessa vez, recebemos o apoio do professor Rafael Saraiva, coordenador da licenciatura em Química a distância. Vamos levar esse grupo, o que para nós é muito gratificante contribuir para a formação pessoal e profissional desses jovens que passam por nós durante quatro anos de universidade”, destacou Monique Angelo, coordenadora do Quiciência, grupo de ensino de Química que busca divulgar projetos, ações e eventos voltados a essa área.

De acordo com Monique, as visitas técnicas proporcionam ao aluno uma participação ativa no processo de construção do conhecimento. “Com isso, oferecemos contextos para que ele possa se tornar um cidadão criativo, dinâmico e atuante no desenvolvimento da sociedade. Em especial para nossos alunos de licenciatura, tal experiência propõe um crescimento significativo na formação como docente. Pois para que um professor contextualize em sala de aula se faz importante uma experiência de vida e a Universidade pode proporcionar e está proporcionando essa oportunidade. Nossos alunos sairão não só habilitados, mas sairão mais humanos, mais professores e mais preparados”, ressaltou.

Primeira edição

O 1º Simbora aconteceu em maio deste ano e a vista foi feita ao Espaço Ciência de Olinda-PE. “Na primeira edição, levamos 24 alunos, incluindo os do curso EAD [Educação a Distância] dos polos de Olho D’ Água das Flores, São José da Lage e Arapiraca. Foi uma experiência muito boa de aproximação para esses alunos que, muitas vezes, possuem um contato reduzido com a Universidade. Sem contar a oportunidade de ver a Ciência sendo divulgada de forma agradável e para todas as idades”, revelou.

A organização do Simbora é do Quiciência, com apoio da Usina Ciência e da UAB Ufal.