Encontro reúne estudantes selecionados no Programa de Monitoria

Evento debateu o papel do monitor na Universidade

09/08/2017 16h00 - Atualizado em 22/11/2021 às 08h56
Monitores durante encontro promovido pela Prograd

Letícia Sant’Ana – estagiária de Jornalismo

Os estudantes selecionados no Programa de Monitoria da Ufal se reuniram nesta quarta-feira (9), no Auditório da Reitoria, para discutir e esclarecer sobre o papel do monitor na Universidade. O evento foi organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Pedagógico (CDP) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

A professora Suzana Barrios, da CDP/Prograd, reforçou a importância do esclarecimento por parte dos docentes acerca do papel da monitoria e do trabalho junto aos graduandos. “A monitoria tem esse papel duplo na formação dos monitores, que se aprofundam na área de conhecimento que foram selecionados, e em colaboração com os docentes, auxiliam na formação de outros estudantes”, afirmou.

Para esclarecer mais sobre a atuação dos monitores, duas professoras da Ufal abordaram o papel do Programa. “Esse é um dos Programas mais vivos da Universidade em que se dá a articulação do campo do conhecimento científico com o campo da práxis”, defendeu a professora Elione Diógenes, do Centro de Educação (Cedu). A coordenadora de monitoria do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), professora Roberta Ferreira Santos, lembrou que o Programa de Monitoria existe nas universidades desde 1968, criado por uma Lei Federal.

Ao final do encontro, a Prograd esclareceu algumas questões mais burocráticas como pagamento, certificados e relatórios. “Nos empenhamos para realizar esse evento no início da monitoria de 2017 para que os estudantes entendam quais suas obrigações e direitos enquanto monitor”, finalizou Cristina Castro, da CDP/ Prograd.