Alunos da Ufal têm trabalhos premiados em apresentação na SBPC 2017

14/08/2017 18h51 - Atualizado em 03/05/2024 às 13h10
Aluno do IQB, Fábio Seixas

Danielly Bezerra dos Santos - estudante de Relações Públicas

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgou esta semana a lista de trabalhos premiados na sessão de pôsteres de sua 69ª Reunião Anual. Reconhecidos em duas categorias estabelecidas, os oito trabalhos correspondem a, aproximadamente, 9% de toda a produção em destaque, que reuniu trabalhos de estudantes de todo o Brasil e teve como objetivo incentivar os jovens pesquisadores na elaboração e apresentação de suas pesquisas em contexto nacional.

O evento aconteceu entre os dias 16 e 22 de julho na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e recebeu 40 trabalhos indicados para apresentação, sendo 39 na Jornada Nacional da Iniciação Científica (JNIC). Dos oito trabalhos com reconhecimento, seis receberam menção honrosa e dois garantiram a premiação como o melhor na área do conhecimento classificado. As etapas de seleção consistiram em avaliação individual do resumo por três assessores e análise final pela coordenação do evento e membro da diretoria da SBPC.

Das oito pesquisas apresentadas, seis correspondiam ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e duas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica (Pibiti), ambos compreendidos pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep). Neste episódio, os trabalhos de Iniciação Científica acumularam quatro menções honrosas e uma premiação, enquanto as produções da Iniciação Tecnológica trouxeram três indicações na primeira e uma na segunda denominações.

O coordenador de pesquisa e responsável pelo Pibic, André Lage, recebeu com satisfação o resultado do evento e espera que a comunidade acadêmica da Universidade propague os efeitos do reconhecimento entre as unidades e os grupos de pesquisa. “É muito significativo que Alagoas, através da Ufal, tenha se destacado nacionalmente nessa premiação meritocrática com oito trabalhos. No Nordeste, por exemplo, Pernambuco teve um trabalho premiado e uma menção honrosa e a Bahia teve nove trabalhos entre prêmios e menções. Estamos falando de uma seleção bastante criteriosa e competitiva, e o destaque de Alagoas é consequência da qualidade dos seus trabalhos de pesquisa”, disse André Lage.

Para a coordenadora do Pibiti, Eliana Almeida, o resultado representa a consolidação do programa na Universidade. “Aumentamos em 45% a quantidade de bolsas Pibiti da cota Ufal e tivemos, ainda, um aumento do número de submissões de projetos. A política de inovação que estamos desenvolvendo tem rendido bons resultados", comentou.

Destaque nacional

Representante do Pibiti na lista, Fabio Seixas continua participante do Programa, desta vez no novo ciclo com projeto recentemente aceito. Ele, que é do Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal (IQB), atribui a menção honrosa recebida ao excelente nível do laboratório no qual desenvolve sua pesquisa e ao suporte dado por sua orientadora, a pesquisadora Carmem Lucia Zanta. “É um momento de agradecimento a todos do Laboratório de Eletroquímica Aplicada (Leap). A equipe tem total participação nesta conquista, esse reconhecimento me estimula ainda mais em minha caminhada acadêmica”, contou o aluno.

Do Instituto de Computação (IC), Isadora Cardoso foi a aluna com um dos dois projetos de Pibic a receber a premiação, integrando o grupo feminino e responsável pela maioria da produção em destaque. Como ela avalia, o reconhecimento de sua pesquisa “é um exemplo prático do que a Ufal representa em termos de dimensão e importância no desenvolvimento acadêmico de seus alunos”.

Para conferir a lista completa de trabalhos em destaque na SBPC, clique aqui.