Estudantes já podem se inscrever para a Olimpíada Brasileira de Matemática

Interessados de qualquer curso podem realizar inscrição no site até 14 de agosto

13/07/2017 11h36 - Atualizado em 22/11/2021 às 08h56
Inscrições podem ser feitas até 14 de agosto para alunos de qualquer curso

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

Estudantes universitários a partir do 6º ano de qualquer curso que queiram participar da 39ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática e 15ª Olimpíada Alagoana de Matemática, tem até o dia 14 de agosto para efetuar a inscrição diretamente no site www.obm.org.br. Os eventos são promovidos pela Universidade Federal de Alagoas e a novidade para este ano é que o candidato pode escolher o local de prova no ato da inscrição.

Segundo o professor Krerley Oliveira, Alagoas vem ao longo dos últimos 15 anos desenvolvendo um trabalho consistente na realização das Olimpíadas de Matemática, com resultados importantes. “Um dos participantes de edições anteriores da Olimpíada Alagoana de Matemática universitária foi o professor Davi Lima, do Instituto de Matemática da Ufal, que este ano estará entre os membros do juri internacional na 58ª IMO, Olimpíada Internacional de Matemática, evento que contará com a presença dos melhores alunos de Ensino Médio de 110 países e acontecerá em julho no Rio de Janeiro”, diz.

Davi Lima foi aluno de escola pública de Alagoas e começou sua carreira matemática participando de olimpíadas. Ganhou alguns prêmios, tendo cursado a graduação e o mestrado na Ufal e o doutorado no IMPA. “Será um orgulho para a Ufal e Alagoas ter um representante nesse grupo seleto de professores que julgarão os melhores alunos de Ensino Médio do mundo, provando a qualidade dos recursos humanos que temos em nosso Estado”, conta Krerley. O professor Davi Lima é atualmente o coordenador acadêmico da Obmep em Alagoas e coordena o programa Obmep na Escola, que desenvolve treinamento em Olimpíadas de Matemática para alunos espalhados em dez municípios de Alagoas, cada um liderado por professor local.

Veja o regulamento completo neste link