Aluno da Ufal é destaque no Exame de Suficiência para Contador

Filipe Magalhães obteve a maior nota do estado de Alagoas e a segunda maior pontuação do Brasil

05/06/2017 10h14 - Atualizado em 06/06/2017 às 15h16
Filipe Magalhães, estudante da Feac, obteve a maior pontuação no exame de suficiencia do Conselho Federal de Contabilidade em Alagoas

Diana Monteiro - jornalista

A excelente colocação obtida pelo graduando Filipe Queiroz Magalhães, no recente Exame de Suficiência para Contador,  é considerada por ele como fruto de uma boa formação acadêmica, ainda em curso. Ele é aluno do curso de Ciências Contábeis da Ufal, Campus A. C. Simões, e ainda atribui o resultado à grade curricular eficiente e empenho do corpo docente, que não mede esforços para proporcionar conhecimento e aprendizado.

O Exame de Suficiência, que ocorre duas vezes por ano, foi realizado nacionalmente no mês de março e, em Alagoas, contou com 512 participantes. Destes, 87 foram aprovados e entre eles há alunos da Ufal. A aprovação é um pré-requisito para a atuação como contador,  segundo Filipe, assim como o da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), exigido para  o profissional dessa área. “O exame é dotado de 50 questões e só três pessoas obtiveram 46 pontos, onde a maior pontuação foi 47 pontos. A cada seleção a reprovação chega a 70%”, destacou.

A dinâmica trajetória acadêmica de Filipe também é mais um fator que se soma à positividade do resultado: mesmo ainda em fase de conclusão de curso ele alcançou 46 pontos no exame, sendo a maior nota de Alagoas e a segunda no Brasil, ficando à frente de estados como São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pernambuco, o que destaca a Ufal nesse cenário.

A participação em programas de bolsas voltadas à graduação, a exemplo do Programa Monitoria, reforçou o aprendizado de Filipe, enquanto acadêmico da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), como ele mesmo diz: “Fui monitor durante dois anos na disciplina Contabilidade Comercial, ministrada pelo professor Kleber Guedes. Esse é o assunto mais explorado no Exame de Suficiência que este ano constou de 23 questões sobre o citado conteúdo”, frisa.

A experiência como bolsista do CNPq no Núcleo de Pedagogia do Projeto Economia Solidária também foi destacada por Filipe. “O projeto tem como foco a geração de emprego e renda e o trabalho foi feito junto às cooperativas de Alagoas, como a de reciclagem e artesanato”, enfatiza. Atualmente, ele é estagiário da Eletrobras-AL, onde permanecerá até agosto, na área de Gestão de Ativos, supervisionado pelo contador da empresa Ivan Melo.

Para Filipe, o dinamismo que pautou sua vida acadêmica, mesmo reconhecendo o empenho empreendido para a formação profissional, seria difícil se não fosse a oportunidade proporcionada pela instituição. “A Ufal ofereceu oportunidades que se somaram ao aprendizado e à capacitação, como o Programa Casas de Cultura no Campus, onde concluí o curso de inglês”, diz.

TCC e futuro profissional

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de Filipe Magalhães, sob a orientação do professor Kléber Guedes, é centrado na Gestão de Ativos no setor elétrico e tem como foco suas características e importância tarifária. Segundo ele, o estudo realizado mostra a forma de redução tarifária ou valor justo na tarifa de energia, sem diminuição dos tributos. “A pretensão é converter o estudo em artigo para apresentação em algum evento da área”, enfatiza.

A pós-graduação para uma futura carreira docente também está nos planos de Filipe, assim como a preparação para concursos identificados com a área de formação, citando como exemplo o de auditor fiscal e fiscal de tributos.

Sobre o atual mercado de trabalho para contador, o aluno diz que é amplo e requer para muitas decisões a atuação do profissional da área, como auxílio às decisões nas empresas, auditoria e perícias judiciais.

Curso na Ufal

O curso de Ciências Contábeis é dotado de oito períodos, funciona na modalidade presencial e cabe ao bacharel dessa área exercer: planejamento, controle, tomada de decisão e mensuração patrimonial das entidades, seja pessoa física ou jurídica, com ou sem finalidade lucrativa, e mais as entidades governamentais.

O egresso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas será capaz de atuar nos seguintes campos/funções: contador de entidades privadas ou públicas, controladoria, auditoria, perícia, árbitro, gerente financeiro, gerente fiscal, gerente de carteira de investimento, analista econômico-financeiro, atuária, empreendedor contábil, analista de custos, personal finance  e analista contábil.