Ufal oferta vagas para programas de monitoria e tutoria

Período de inscrição será definido por cada unidade acadêmica

10/05/2017 14h47 - Atualizado em 11/05/2017 às 10h36

Letícia Sant’Ana – estagiária de Jornalismo

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) convoca os estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para seleção dos programas de monitoria e tutoria. São 255 vagas distribuídas no Campus A.C. Simões, em Maceió, cinco na Unidade de Ensino de Viçosa (Campus Arapiraca) e 12 vagas em Santana do Ipanema (Campus do Sertão).

O discente interessado em se inscrever deve estar regularmente matriculado em curso de graduação da instituição; ter sido aprovado na disciplina/área do conhecimento em que pretende ser monitor; ser aprovado no processo seletivo para a monitoria e dispor de 12 horas semanais para as atividades.

Cada unidade vai publicar, até o dia 22 de maio, o período de inscrição e de realização das provas, a serem definidas entre os dias 5 e 21 de julho.

A inscrição deve ser realizada mediante requerimento do interessado, dirigido ao diretor da unidade acadêmica/ensino ou campus, no período definido nas normas complementares.

Programa

A monitoria é uma ação institucional direcionada à formação acadêmica do discente e à melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos cursos de graduação, envolvendo professores e estudantes na condição de orientadores e monitores, respectivamente.

Já a tutoria é uma ação destinada a auxiliar graduandos matriculados nos 1º e 2º períodos, com dificuldades em conhecimentos básicos necessários às disciplinas introdutórias de seus cursos e também àqueles reprovados nas disciplinas básicas no decorrer do curso de graduação.

Ambos os programas visam diminuir a evasão e a retenção, e consequentemente melhorar os indicadores de sucesso da Universidade.

As informações sobre inscrição, seleção e pré-requisitos para participação nos programas de monitoria e tutoria podem ser acessadas aqui.