Estudantes de Educação Física participam de trilha em aula ambiental

Aventura aconteceu no Catolé, região metropolitana de Maceió

22/05/2017 12h36 - Atualizado em 22/11/2021 às 08h56
Atividade deu nova perspectiva aos estudantes

Ascom Ufal

Estudantes do 1º ano do curso de Educação Física – Licenciatura participaram no último dia 11, de uma trilha no Catolé, na região metropolitana de Maceió. Durante o percurso, o grupo praticou caminhada recreativa, trilha com obstáculos na mata nativa e em rios, e exploração dos espaços da Área de Proteção Ambiental.

Numa parceria com o Batalhão da Polícia Ambiental de Alagoas, o projeto foi idealizado pela estudante Raquel Santos, que buscou o apoio dos professores Rafael Pompílio da disciplina Profissão Docente, Luis Paulo Mercado da disciplina Técnicas da Informação e Comunicação e do Batalhão da Polícia Militar.

Para o professor Luis Paulo Mercado, a atividade realizada consistiu num estudo do meio, estratégia interdisciplinar aplicada ao ensino numa perspectiva construtivista que trabalha com conceitos e habilidades para perceber situações e tomar decisões. “A atividade insere o estudante diante de uma situação de fato, na qual deve agir como profissional. Permite conhecer, coletar informações e analisar diversos aspectos (cultural, social, ambiental e econômico) de um ambiente específico”, explica o professor.

Os estudantes ainda tiveram a oportunidade de trabalhar na síntese de informações, observação e coleta de dados (depoimentos, registros fotográficos e filmagens, anotações, gravações em áudio) que serviram para produzir relatórios e álbuns virtuais mostrando as etapas realizadas e os momentos mais significativos da visita.

Para os alunos, uma atividade diferente que agrega novos conhecimentos ao currículo. “Embora tenha sido atleta durante anos, nunca tinha feito nada parecido usando a natureza, espero que tenha sido a primeira trilha de muitas, a adrenalina que ela proporciona é sem igual”, disse o estudante Alisson Gois.

Já para a futura educadora física Maria Nathalia Gomes, a experiência foi algo jamais imaginado por ela. “Tivemos a oportunidade de reconhecer a importância que o meio ambiente tem em nossas vidas, sendo ele a própria manutenção da vida, além de testar os nossos limites, conhecer o nosso corpo, ver o quanto somos capazes através do movimento... Tal experiência, foi uma mistura de aventura com conscientização, enfatizando a importância do meio ambiente ao mesmo tempo em que ele, com toda a sua beleza, enchiam os nossos olhos”, afirmou.