Ciência e Extensão se unem no Campus Arapiraca

A estimativa é de que o projeto atenda a mais de 300 pessoas

25/05/2017 15h33 - Atualizado em 22/11/2021 às 08h56
PET-Química em Arapiraca quer aproximar ciência da comunidade

Rafaela Oliveira - estudante de relações públicas

Aproximar a comunidade externa da Ufal através da ciência. Essa é a proposta do projeto de extensão A Universidade é sua, a Ciência também!, iniciativa do PET-Química e do subprojeto Pibid Interdisciplinar do Campus Arapiraca. As atividades foram iniciadas no dia 16 de maio, com a visita de 30 estudantes do 5° ano do ensino fundamental da Escola Antônio Caetano de Souza, do povoado de Novo Rio, localizado em Igaci. A estimativa é que o projeto, que ocorrerá regularmente, atinja um público estimado em mais de 300 pessoas. Entre as atividades desenvolvidas, está uma mostra de experimentos interativos e uma esquete teatral que utiliza experimentos para efeitos visuais.

Segundo o professor Wilmo Ernesto Francisco Junior, coordenador do PET Química e do subprojeto Pibid Interdisciplinar, o projeto possui três objetivos principais: “O primeiro é mostrar uma visão mais dinâmica, lúdica e acessível da ciência. O segundo foco é promover uma integração maior da universidade com estudantes da Educação Básica de escolas públicas, inclusive criando perspectivas de acesso ao Ensino Superior. Por fim, também visamos a formação dos estudantes que integram o projeto, licenciandos em Química e Pedagogia do Campus Arapiraca, no planejamento e avaliação de atividades de educação não-formal e de divulgação da ciência”.

O professor ainda salienta que “tanto o Pibid quando o PET-Química são projetos que focam na formação dos estudantes por meio do planejamento e execução de atividades educativas, sendo a ampliação dos espaços educativos uma das propostas centrais de ação”.