Assessoria de Intercâmbio Internacional divulga oportunidades de bolsas no Canadá

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de abril

04/04/2017 08h00 - Atualizado em 05/04/2017 às 16h49
context/imageCaption

Estudantes podem concorrer à bolsas de intercâmbio no Canadá

Lenilda Luna - jornalista

Estudantes que desejam fazer intercâmbio devem ficar de olho na oferta de 400 bolsas oferecidas pelo Governo do Canadá para alunos de graduação e pós-graduação, brasileiros e de outros países latino-americanos. As inscrições podem ser feitas online até 25 de abril.

Segundo o professor Aruã Silva de Lima, assessor de Intercâmbio Internacional da Ufal, a oportunidade é excelente. No final do ano passado a Ufal iniciou um processo de estreitamento de laços com o Canadá, a partir de visita de representante do governo canadense. "Pretendemos fechar parcerias agora em abril. O Canadá tem Universidades de ponta em todas as áreas dos saberes além de ser bastante diverso étnica e culturalmente, o que facilita a adaptação", destaca Aruã Lima.

O assessor internacional ressalta a importância de estudar outro idioma. "Nossa Universidade tem tido dificuldade em dar seguimento a políticas de internacionalização por causa da barreira do segundo idioma, no caso, o inglês. O Canadá é, sem dúvida, um dos melhores lugares para aprender inglês. Poderemos auxiliar os estudantes da Ufal que queiram concorrer, bastando procurar a ASI", informa o assessor.

 

Leia a nota do assessor de intercâmbio internacional:

 

Comunicado aos interessados em concorrer à chamada ELAP

 

Cumpre a nós da Assessoria de Intercâmbio Internacional esclarecer os seguintes aspectos da chamada Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP):

 

  1. O processo de seleção é inteiramente de responsabilidade da Universidade de destino junto ao Governo canadense;

  2. As regras, critérios, requisitos e processos de seleção variam de Universidade;

  3. Embora a UFAL não possua, atualmente, acordos cooperação firmados com instituições canadenses, algumas Universidades aceitam “memorandos de entendimento” e inscrições avulsas de candidatos de toda a América Latina, sem a necessidade de acordo;

  4. Os estudantes interessados devem: a) procurar uma Universidade de seu interesse dentre aquelas que compõem o sistema de ensino superior canadense; b) encontrar o endereço eletrônico do setor de Relações Internacionais da instituição escolhida; c) enviar este endereço eletrônico para para que a ASI ou o próprio aluno faça contato com a Universidade de destino a fim de saber quais os procedimentos para inscrição no ELAP;

  5. Encorajamos os estudantes a procurarem seus respectivos professores e orientadores que tenham tido experiências acadêmicas no Canadá a contactar os pares em Universidades canadenses uma vez que a recepção dos nossos estudantes será realizada por pesquisadores supervisores canadenses que, ademais, serão os responsáveis por submeter boa parte do procedimento de inscrição.

 

Aruã Silva de Lima

Assessoria de Intercâmbio Internacional