Estudantes representam a Ufal em Simpósio Nacional de Matemática

Evento aconteceu no Rio de Janeiro e reuniu professores, alunos, pesquisadores e profissionais da área

30/11/2017 17h37 - Atualizado em 22/11/2021 às 08h56
Onze estudantes da Ufal apresentaram trabalhos no evento

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi representada pelo curso de Licenciatura e o Mestrado Profissional em Matemática (Profmat) no 3º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática, realizado no Colégio Militar do Rio de Janeiro entre os dias 17 e 19 de novembro. O Simpósio tem como objetivo debater propostas e possibilidades de melhorias na qualidade do ensino, além de contribuir para a formação de estudantes e profissionais ligados à Matemática, para uma melhor qualificação dos profissionais da área e dos professores atuantes nos primeiros anos da educação básica.

Onze estudantes da Ufal apresentaram trabalhos no evento, sendo dois discentes do Profmat, três do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e seis do Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (Proccaext). Também estiveram presentes na organização do evento os professores Hilário Alencar e Viviane Oliveira, ambos do Instituto de Matemática (IM) da Ufal.

Projetos

O projeto Sem mais nem menos que integra o Proccaext, foi finalizado em agosto deste ano e os bolsistas permanecem divulgando os resultados alcançados. Foi criado um jogo chamado Geocampo, no qual são trabalhadas as formas geométricas no campo de futebol, e também um livrinho com atividades para trabalhar a matemática nas profissões, com desafios de lógica, palavras cruzadas e caça palavras.

O projeto do Pibic A álgebra geométrica ao longo da história da matemática, orientado pela professora Viviane Oliveira, teve início em agosto de 2017 e está em andamento. Todos os participantes são alunos do curso de Matemática Licenciatura.

Os trabalhos apresentados no 3º Simpósio Nacional foram: Desafios de lógica: Matemática nas Profissões; Do concreto ao abstrato; Palavras cruzadas: matemática nas profissões; Geocampo: o jogo das formas; Um histórico dos elementos de Euclides e do Papiro de Rhind; A álgebra geométrica nos elementos de euclides; A álgebra geométrica do Papiro de Rhind; e A manutenção na docência do egresso do Profmat.