Alunos e professor da Ufal Santana participam do II Sincult

28/11/2017 17h19 - Atualizado em 03/05/2024 às 13h09

Ascom Ufal com informações de Maurício de Siqueira

Alunos da Unidade Santana do Ipanema/Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) irão, no dia 30 de dezembro, participar do II Simpósio Internacional de Gestão da Comunicação, Cultura e Turismo (Sincult), a ser realizado na cidade de Salvador, na Universidade Católica de Salvador. O evento contará com conferência de um professor da Unidade, Mauricio de Siqueira, que é um dos palestrantes convidados e fala sobre o semiárido brasileiro.

Lidianny Pâmela da Silva Mello está entre os alunos que apresentarão trabalhos. Ela se disse orgulhosa em produzir o artigo com os colegas Paula R. Carvalho e Experidião G. A. Barreto, sob supervisão do professor Maurício de Siqueira Silva. O trabalho é intitulado O artesanato como perspectiva de desenvolvimento local: o caso do artesanato em madeira da comunidade Ilha do Ferro no município de Pão de Açúcar-AL. Lidianny destacou que a aprovação dos trabalhos “incentivam outros alunos a produzirem trabalhos científicos e levarem a eventos como esse. É maravilhoso saber que nosso trabalho será prestigiado lá fora, num evento dessa importância”, expressou.

Lucas Vilar dos Prazeres teve dois trabalhos aprovados, Cultura e Economia Criativa: uma alternativa para o desenvolvimento local, em coautoria com Anita Moraes; e A importância das festividades afro-culturais na conservação das comunidades, em coautoria com Beatriz Silva. De acordo com Lucas, é importante tratar de temas que carecem ser debatidos, além disso, “é muito interessante ter um trabalho aceito num evento internacional, pois enriquece tanto o aluno quanto a Unidade e estimula outros alunos a escreverem e estudarem o tema”.

O evento contará ainda com a presença de um docente da unidade, Mauricio de Siqueira Silva, que irá ministrar uma conferência intitulada: A contemporaneidade e o paradoxo dos patrimônios culturais: a hibridização cultural e o uso das tecnologias nas peças de boi no mato e nas vaquejadas. Para o professor, “o II Sincult  mostra-se relevante para toda a região primeiro pela sua multidisciplinaridade, pois o mesmo contempla diversas áreas das ciências e congrega diversos pesquisadores de instituições diferentes, o que o torna democrático e diversificado". Quantos aos alunos da Ufal Santana, frisou que eles estão participando ativamente do evento, mostrando o que se produz na universidade. "Será um momento de partilha do saber”, destacou.

O II Simpósio Internacional de Gestão da Comunicação, Cultura e Turismo contará com a participação de convidados de 12 países e ocorrerá de 30 de novembro a 02 de dezembro.