Semana de Letras vai promover concursos de contos e poesias

Inscrições para o evento podem ser feitas até o dia da abertura

- Atualizado em
Evento será realizado de 19 a 23 de setembro na Ufal

Ascom Ufal

O Programa de Educação Tutorial (PET) Letras em parcertia com a Faculdade de Letras da Ufal e o Núcleo de Estudos Indígenas (NEI), promove, de 19 a 23 de setembro, a 9ª Semana de Letras. O tema desta edição é Real Ficção: passos e descompassos no campo do signo.

De acordo com a organização, a proposta temática surgiu em decorrência da comemoração do centenário da publicação do Curso de Linguística Geral (CLG), um clássico da linguística moderna, de autoria atribuída a Ferdinand de Saussure. Neste ano, ocorre também a celebração dos 500 anos da primeira publicação do livro Utopia, do escritor inglês Thomas Morus, obra precursora dos estudos críticos da utopia.

Em alusão à data, haverá o 3º Colóquio Literatura e Utopia: Morus 500 Anos, além do 1º Concurso Poesia e Utopia. A competição incentivou estudantes de graduação em Letras e de pós-graduação em Letras e Linguística da Ufal a inscrever até dois poemas, em Língua Portuguesa. O objetivo é estimular e divulgar a produção literária dos alunos da Fale.

O evento destaca ainda outras datas importantes que serão lembradas durante a semana, como os 400 anos da morte de William Shakespeare e Miguel de Cervantes, dois grandes nomes da literatura universal; 160 anos do nascimento de Sigmund Freud; 100 anos de Cleonice Berardinelli e os 50 anos de carreira de Maria Bethânia.

Como nos anos anteriores, haverá conferências, minicursos, mesas-redondas, oficinas, comunicações orais, CinePET, CiNEI, Expoletras, apresentações culturais e o 4º Concurso de Contos Arriete Vilela.

Mais informações no site do evento