Programa de Bolsas Fórmula Santander inscreve até o dia 20

Alunos dos cursos da Ufal nos três campi podem concorrer às vagas para universidades de Portugal

- Atualizado em
Estudantes devem se cadastrar no site até o dia 20

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

A Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI) da Universidade Federal de Alagoas tornou pública a chamada interna para a seleção de dois estudantes de graduação para o Programa de Bolsas Fórmula Santander. Os alunos interessados têm até as 18h do dia 20 de setembro para se cadastrar no site do programa. As duas bolsas serão disputadas por estudantes de mais de 90 cursos de graduação presencial e à distância dos campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão e seus respectivos polos.

Os estudantes contemplados irão cursar disciplinas de graduação por um semestre em uma das oito instituições de ensino superior de Portugal: Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade de Lisboa, Universidade de Beira Interior, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Algarve ou Universidade do Minho. As bolsas, correspondentes ao valor de ¢ 5 mil euros cada, serão para o período letivo 2016.2 da Ufal, que corresponde ao segundo semestre do ano letivo 2016/2017 do calendário acadêmico das universidades portuguesas.

O aluno deve entregar, até o dia 21, todos os documentos exigidos na Chamada Interna, à coordenação de seu curso. Os estudantes em condição econômico-social vulnerável devem anexar comprovante reconhecido pela Pró-reitoria Estudantil (Proest) ou pelos Núcleos de Assistência Estudantil (NAEs).

Estão aptos a concorrer às bolsas aqueles estudantes que não foram contemplados por nenhum programa de mobilidade estudantil internacional pela Ufal e que não participaram de edições anteriores dos programas Santander.

Seleção

A primeira etapa da seleção consiste na avaliação dos candidatos e elaboração do parecer de mérito pelos colegiados dos cursos de graduação. Nesta fase, será verificado o rendimento acadêmico do candidato e avaliados o plano de estudos e a carta de intenção, que deve relacionar o uso e a aplicação das disciplinas do próprio plano de estudo ao curso de origem. Ainda será constatado se o aluno está regularmente matriculado e se cursou pelo menos 20% da carga horária da graduação.

Cada coordenação vai selecionar um candidato para concorrer à bolsa e enviar o dossiê com os respectivos fundamentos da seleção até as 18h do dia 30 de setembro. Nesta fase, a ASI aconselha que os candidatos acompanhem o processo junto às coordenações, para verificar se os prazos foram cumpridos pelas mesmas.

A segunda etapa compete à Assessoria de Intercâmbio Internacional, que vai avaliar o desempenho acadêmico do estudante, analisar o plano de estudos do candidato e a carta de intenção, além das habilidades de comunicação interpessoal e convivência social. Já a terceira etapa será para os estudantes classificados nas duas primeiras etapas e que não tenham comprovado a condição econômico-social vulnerável reconhecida pela Proest.

A lista dos candidatos selecionados será divulgada no dia 3 de outubro. No dia seguinte (4), todos os estudantes selecionados serão entrevistados nos campi onde estudam. Os resultados parcial e final serão divulgados nos dias 5 e 10 de outubro, respectivamente, na página da ASI, onde é possível ter acesso à Chamada Interna e retificações.

Sobre o Fórmula Santander

​​Lançado em 2010, o Programa Fórmula Santander é uma iniciativa de mobilidade internacional que beneficia 300 estudantes universitários do Brasil, Espanha, México e Reino Unido, por ano. Nesta 7ª edição, a Ufal faz parte das 52​ universidades brasileiras contempladas pelo programa, que beneficiará estudantes de graduação e de pós-graduação do país.

Informações pelo telefone 3214-1851