Faculdade de Odontologia realizou mutirão do câncer bucal

Atividade foi realizada em Roteiro-AL e equipe planeja próximo mutirão para novembro

- Atualizado em
Equipe alertou sobre prevenção do câncer de boca

Ascom Ufal

Professores e alunos do curso de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas estiveram na cidade de Roteiro, no final de agosto, para realizar um mutirão de prevenção e diagnóstico do câncer bucal, com o intuito de detectar lesões malignas e benignas e orientar sobre a importância do autoexame.

A equipe alertou sobre métodos de prevenção como a diminuição do consumo de álcool; evitar o uso  de cigarros, cachimbos e de exposição solar sem proteção; ter uma dieta saudável e uma higiene bucal adequada; evitar a utilização de próteses mal adaptadas e, principalmente, consultar regularmente o cirurgião dentista.

De acordo com os organizador, os pacientes que apresentaram lesões foram encaminhados à Faculdade de Odontologia da Ufal para realização de exames complementares, a exemplo de biópsias e citologias esfoliativas, para que sejam diagnosticados e tratados, caso haja necessidade.

“O objetivo dessa ação, que já ocorre há anos no interior de Alagoas, é prevenir e diagnosticar precocemente o câncer bucal, pois se o diagnóstico é tardio, o prognóstico é desfavorável, mas quando é realizado nos estágios iniciais, o câncer pode ser considerado curável”, destacou Iasmine Lima, que participou do mutirão da Foufal.

A próxima atividade do grupo está programada para o mês de novembro, mas o local ainda não foi divulgado.