Estudantes de Computação promovem evento para divulgar o IEEE

- Atualizado em
Proposta é lançar um Ramo Estudantil da instituição na Ufal

Redação Ascom

Os estudantes do curso de Computação da Universidade Federal de Alagoas estão organizando o IEEE Day Ufal, no dia 9 de setembro. O objetivo é explicitar o que é a instituição que se dedica ao avanço da inovação tecnológica, e como um setor interligado ao IEEE, chamado Ramo Estudantil, poderá impactar em toda a comunidade acadêmica da graduação.

A palestra de abertura, com a atual presidente do Ramo Estudantil da Universidade Federal de Campina Grande por web conferência, vai explicar o que é a instituição, e logo em seguida será falado sobre a atuação do IEEE em toda a comunidade, além de destacar sobre qual será o foco e os benefícios de ter um Ramo Estudantil na Ufal.

O encontro será realizado no auditório do Instituto de Computação (IC), a partir das 9h30, com limite de 70 vagas. É aberto a qualquer estudante de graduação que deseja conhecer melhor a instituição e participar da iniciativa, que visa a formação complementar dos alunos o desenvolvimento de habilidades interpessoais.

A inscrição pode ser realizada pelo site IEEE

Sobre o IEEE e o Ramo Estudantil

IEEE é uma instituição sem fins lucrativos, sediada nos EUA mas que possui ramificações por todo o mundo. É a maior associação profissional do mundo dedicada ao avanço da inovação tecnológica e excelência para o benefício da humanidade. O IEEE foi criado em 1884, numa época quando surgiu a Engenharia; com o passar dos anos, a Engenharia foi se especializando cada vez mais, e hoje tem diversas subáreas, como Ambiental, de Produção, Mecatrônica, de Sistemas, de Pesca, e ciências afins, como Física, Matemática, dentre outras. Atualmente, existem membros IEEE até em cursos de Administração e Pedagogia, por exemplo.

Acompanhando esse crescimento o órgão não é mais chamado Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, é somente IEEE. Já o Ramo Estudantil é gerido por estudantes e para estudantes, sem função política. A entidade promove cursos, palestras e projetos diversos que complementem a formação dos estudantes, além de desenvolver habilidades de liderança e networking. Há muitos Ramos Estudantis localizados em várias universidades do mundo como MIT, Princeton, Stanford, Toronto, Politécnica de Hong Kong; e também do Brasil como UnB, Ufba, IFPB, Unicamp,UFRJ e UFABC, todos interligados pelo IEEE.