Estudantes de Administração aproveitam último prazo e entregam TCC

Trabalho da coordenação beneficiou 63 alunos que tiveram última chance para concluir a graduação

02/08/2016 10h10 - Atualizado em 02/08/2016 às 10h23
Alunos aproveitaram o prazo final dado pelo DRCA

Thâmara Gonzaga - jornalista

Estudantes de Administração da Ufal atenderam à convocação da coordenação do curso e aproveitaram a oportunidade para conquistar o tão almejado diploma. Um grupo de 63 graduandos, que já tinha ultrapassado o tempo máximo para terminar a graduação, conseguiu entregar o Trabalho de Conclusão de Curso. Muitos tinham até desistido da ideia de se formar por causa da pendência do TCC. Eles já haviam cursado todas as disciplinas obrigatórias, preenchido a carga horária flexível e finalizado o estágio.

João Felipe foi um deles. Por causa de imprevistos familiares e, sobretudo, pelo grande número de viagens a trabalho, considerava que não conseguiria mais se formar. “Demorei muitos anos para terminar o curso. Essa foi uma grande oportunidade, abriu meus olhos. Apresentar o trabalho, terminar a graduação, foi muito gratificante”, conta o futuro administrador que já deu entrada no processo para marcar a colação de grau.

O estudante destaca a iniciativa da coordenação do curso, de procurar cada aluno, incentivando a concluir a graduação. “Foi um excelente trabalho. Favoreceu não só a mim, mas a várias pessoas. Agradeço ao professor Nilson Leão, meu orientador, pela motivação. Quando ele me disse, ‘falta tão pouco, você está tão perto’, me deu uma injeção de ânimo. Agradeço muito”, disse.

Dos 130 alunos convocados, por falta de entrega do TCC, 63 finalizaram o processo e fizeram a defesa no dia 23 de julho.  “Foi uma grande satisfação assistir a todas as defesas dos alunos que estavam na situação apontada pelo DRCA. Um processo complexo, por causa da operacionalidade, e árduo, mas que certamente favoreceu à Feac [Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade] em demasia pelo ótimo trabalho coletivo da coordenação, dos docentes orientadores, técnicos e terceirizados”, destaca o coordenador do curso de Administração, Nilson Leão.

De acordo com o memorando do Departamento de Registro de Controle Acadêmico (DRCA) enviado às coordenações de curso, no dia 31 de julho encerrou o prazo para defesa do trabalho final pelos estudantes desligados da Universidade no período de setembro a dezembro de 2015, bloqueados no sistema acadêmico Sieweb ou que já tinham ultrapassado o tempo máximo para concluir o curso e ainda não tinham perdido o vínculo com a Ufal. O novo prazo tinha sido concedido para beneficiar os alunos que não conseguiram se formar porque estavam devendo apenas o TCC.

“Atendendo à orientação do DRCA, o colegiado do curso de Administração se reuniu e traçou um planejamento para beneficiar os alunos que se encontravam em uma dessas situações. O trabalho foi executado em um curto espaço de tempo, mas conseguimos um ótimo índice de eficiência”, afirma o coordenador.

Os TCCs foram apresentados no formato de banner e em diversas modalidades, a exemplos de monografia, artigo científico, memorial, relatório de observação, plano de negócios, estudo de caso, ensaio ou produção técnico profissional, conforme Instrução Normativa nº 2 da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).