Professor de Sorbonne participa de conferência na Ufal

Jean-Pierre Peulvast falou sobre o resultado de estudos geomorfológicos feitos no Nordeste do Brasil

- Atualizado em
Professor Jean-Pierre Peulvast durante a conferência Geomorfologia do Nordeste Brasileiro | nothing

Natália Oliveira – estudante de Jornalismo

Geomorfologia do Nordeste Brasileiro: um olhar novo. Esse foi o tema da conferência proferida por Jean-Pierre Peulvast, professor emérito da Université Paris IV, Sobornne – França, na tarde da última quarta-feira (14), na Universidade Federal de Alagoas. O evento reuniu estudantes e professores do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) da instituição no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC).

Durante uma hora, Jean-Pierre falou sobre a geomorfologia da região brasileira analisada sob sua perspectiva e explicou que todo o estudo foi feito sob seu próprio olhar, sem influência de publicações já existentes sobre a região. “Quis aplicar meus próprios métodos por curiosidade de entender coisas que não conseguia com a literatura disponível sobre o Nordeste. Observar as formas de terreno sem me limitar às teorias existentes. Trabalhar a partir das observações do campo, sem ser demais influenciado pelas publicações anteriores. Já havia feito o mesmo em países que já trabalhei”, explicou.

Referência em pesquisas nos campos da geomorfologia estrutural, da megageomorfologia e da evolução das formas de relevo em longo prazo, Jean-Pierre trouxe na bagagem a experiência em programas nacionais e internacionais de estudos da Nasa voltados à superfície do planeta Marte. Em sua carreira profissional, o professor realizou também pesquisas sobre a geomorfologia de regiões da França, Europa Mediterrânea, Ásia Central, África e América.

Para a coordenadora do evento e professora da pós-graduação, Nivaneide Melo, a vinda de Jean-Pierre contribui para a formação dos estudantes do Igdema. “Para nós, ter um professor renomado como ele é um brinde. Esperamos que os estudantes, tanto da graduação, como da pós [graduação] se despertem para esse lado da geografia”, relevou a coordenadora.

No segundo semestre deste ano, o Igdema comemora dois anos de criação do Mestrado em Geografia. A professora Silvana Quintella, coordenadora do programa de pós-graduação do instituto, reiterou a importância de receber Jean-Pierre na Ufal. “O evento motiva os alunos do curso de Geografia, para que possam melhor compreender o que é a pós-graduação. É um estímulo para que eles deem continuidade aos estudos aqui ou em outra universidade”, pontuou.

Nordeste em pesquisa

Durante 15 anos, o professor Jean-Pierre estudou as formações do relevo dos estados da Paraíba, do Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará e, também, em Pernambuco. Na Universidade Federal do Ceará (UFC), ele atuou como professor visitante no programa de pós-graduação e foi neste Estado que concentrou seu trabalho, especificamente na Chapada do Araripe.

Outras áreas do Nordeste também foram estudadas, como o Planalto da Borborema, a Serra de Ibiapaba (CE), de Maranguape (CE), do Pereiro (CE), do Meruoca (CE) e Serra do Martins (RN), por exemplo. E depois de tantos anos de pesquisa, Jean-Pierre fez novo mapeamento da área, onde abordou temas como as frentes de encostas e áreas de deslizamento da Chapada do Araripe.

O resultado de todos esses anos de estudo podem ser vistos no livro Landforms and Landscape Evolution of the Equatorial Margin of Northeast Brazil – An Overview, publicado em 2015