Novos estudantes da Ufal já podem acessar o Sie Web

Pelo sistema acadêmico é possível imprimir comprovante de matrícula e declaração de vínculo

01/07/2016 17h30 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h01

Redação Ascom

Os novos estudantes da Universidade Federal de Alagoas, que ingressaram no período 2016.1, já estão cadastrados no Módulo Acadêmico Sie Web. O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Ufal informou que os procedimentos de matrícula institucional (que gera o número de matrícula) e acadêmica (que confirma a matrícula por disciplina) foram realizados.

Pelo sistema, o aluno pode consultar e imprimir comprovante de matrícula, declaração de vínculo institucional, acompanhar as notas das avaliações, além de realizar matrícula nos próximos semestres.

Primeiro acesso

Para gerar a senha do Sie Web, o estudante deve visitar o site e clicar no link “não consegue acessar sua conta”.

O usuário será redirecionado para uma tela, onde deve digitar o CPF e clicar em “recuperar a senha”. Após esse procedimento, o sistema encaminhará um link para o e-mail que o aluno forneceu no ato da matrícula. Para criar a senha, é preciso clicar no link recebido e seguir as orientações para conseguir o acesso ao sistema acadêmico da Ufal.

Caso o e-mail cadastrado esteja em desuso ou inválido, o estudante deve ir pessoalmente ao Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), localizado no primeiro andar da Reitoria, portando documento oficial com foto, para efetivar a atualização.

A equipe do NTI alerta sobre a importância de manter o e-mail atualizado, uma vez que a Universidade trabalha com uma Central de Autenticação que unifica a senha para acesso a todos os sistemas gerenciados pela instituição.Todos os endereços dos sistemas utilizados pela Universidade estão disponíveis na página da Ufal, na parte de Links úteis/Central de Sistemas. Clique aqui para conferir.

Pendências na matrícula acadêmica

Aos ingressantes de Jornalismo e Relações Públicas que estão sem matrícula acadêmica (matrícula em disciplina), os técnicos do NTI informam que já foi feito o comunicado para a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) a fim de resolver problema.

Já para os novos estudantes do Campus Arapiraca, as matrículas acadêmicas estão sendo geradas, podendo ser finalizadas até o fim da tarde desta sexta-feira (1º). Para os alunos novatos do Campus Sertão, a informação do NTI é que estão sendo verificadas algumas demandas junto à Prograd para realização dos procedimentos para a matrícula em disciplinas.

Cartão Bem Legal Escolar

Para conseguir o formulário do cartão que garante a meia passagem no transporte coletivo de Maceió, o estudante da Ufal deve acessar o site, digitar seu número de CPF e data de nascimento.

Se ao digitar os seus dados pessoais, não aparecer nada para o aluno ou visualizar informações desatualizadas, isto é, referentes à instituição anterior, é necessário acessar o Sie Web para pedir o “Formulário da Transpal”. Clique no link ao final desta matéria para conferir o tutorial de como fazer esse procedimento.

A solicitação no Sie Web não implica que o formulário estará imediatamente disponível no site do Cartão Bem Legal. O sistema da Ufal apenas gera uma lista de solicitações, e é a Transpal a responsável por recolher e liberar os formulários de cadastro/recadastro.

Em geral, a Transpal informa um prazo de 10 dias úteis para que o formulário esteja disponível para o estudante. Após esse prazo, caso ainda não tenha sido disponibilizado, deve entrar em contato com o NTI para saber o motivo.

Com o formulário impresso, o aluno deve ir até a coordenação do curso no qual está matriculado para solicitar o carimbo e a assinatura do coordenador. Lembrando que ainda se faz necessário ir a um posto de atendimento do Cartão Bem Legal para finalizar o cadastro ou o recadastro.