Estudantes desenvolvem aplicativo que facilita informações sobre o Campus do Sertão

Ferramenta será lançada na primeira semana de aula, após as férias

- Atualizado em
Aplicativo foi desenvolvido por estudantes do Campus do Sertão

David Cardoso - estudante de Jornalismo

Diante da necessidade que cada estudante tem de estar bem informado sobre o seu curso e a Universidade, surge o aplicativo Auxilium Ufal. Desenvolvido por estudantes do Campus do Sertão, o aplicativo tem o objetivo de unificar e compartilhar as informações sobre todos os departamentos do campus e atuar no complemento de cada curso.

A ideia nasceu em sala de aula na disciplina de Engenharia de Produto 1, sob a orientação da professora Luana Souza. A equipe é formada pelos estudantes Rutemberg Tenório, Rômulo Ventura, Weverson Andrey, Danilo Ivo, Danilo Novais, Matheus Dantas e Davi Oliveira. O app apresenta design mobile que é um dos pilares para o sucesso de um aplicativo, ou seja, interliga identidade visual, arquitetura da informação, usabilidade, padrões de navegação, transição de telas e outros elementos que tornam a experiência do usuário mais agradável.

Além da facilidade ao acesso de informações, por meio do aplicativo também será possível acessar algumas opções como SieWeb, Biblioteca, Restaurante Universitário, eventos, materiais de estudo, salas, entre outras.

A opção ‘Salas’ mostrará ao usuário os horários de aulas de todos os cursos do Campus do Sertão, desde o primeiro até o último período de cada curso. Na opção ‘Biblioteca’, o estudante poderá escolher entre renovar, pesquisar livros e suas reservas, logo após terá que fazer o login para ter acesso às informações disponíveis.

Na opção ‘SieWeb’, o estudante poderá ter acesso ao seu sistema acadêmico. Em ‘Eventos’, o aluno fica por dentro dos eventos que acontecem dentro do campus. Já na aba ‘Materiais de Estudo’, será possível encontrar livros ou links de livros em PDF de todos os cursos e suas respectivas matérias.

A maior dificuldade encontrada por eles foi na construção do produto, no momento de programar e desenvolver o aplicativo, por isso, contaram com o apoio do técnico Vinnicyus Gracindo, do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Ufal de Delmiro Gouveia. Para ajudar no aprimoramento da plataforma, a equipe também criou uma página no Facebook para que a comunidade acadêmica possa opinar e fazer sugestões.

O lançamento do aplicativo acontecerá, após as férias, na primeira semana de aula e contemplará todos os cursos da sede do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia.