Estudantes de Design serão recebidos com muita criatividade no início do semestre

Coordenação organizou a recepção tendo como base as aventuras do jovem bruxo Harry Potter

- Atualizado em
Calouros devem responder quiz para saber qual será a casa de cada um na “Alta escola de Magia, Design e Traquinagens”

Redação Ascom

É com muita criatividade e bom humor que os novos estudantes e veteranos de Design serão recebidos na Universidade Federal de Alagoas para o início de mais um semestre letivo.

Tendo como base a temática das aventuras do jovem bruxo Harry Potter, a coordenação do curso, com o apoio de docentes e estudantes, organizou uma semana de recepção, no período de 20 a 23 de junho, com várias atividades acadêmica, cultural e recreativa.

Eles elaboraram até um quiz para que os novatos respondam e identifiquem qual será a casa de cada um na “Alta escola de Magia, Design e Traquinagens”, numa referência à saga do famoso personagem da literatura infanto-juvenil. Clique aqui para responder.

Durante a semana, haverá exposição de trabalhos dos veteranos, passeio pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e pelo campus, mesa-redonda, oficinas, exibição de filmes relacionados ao Design e à Arquitetura, além de piquenique.

“O objetivo maior da ação é promover a integração entre calouros, veteranos e professores. A programação foi pensada especialmente para que o ingresso do novo aluno na Universidade e no curso de Design seja positiva e que o clima de alegria, confraternização e compartilhamento de conhecimentos e experiências perdure pela vida acadêmica de cada um”, destaca a docente Juliana Cantalice, uma das organizadoras do evento.

A organização da semana conta, ainda, com o apoio da coordenadora do curso, Danielly Amatte, e do grupo de alunos do Laboratório de Experimentação em Design (LED).

Diversão para ajudar os que estão chegando

Com uma abordagem descontraída e valendo-se das fantasias que são marcas das histórias de Harry Potter, os estudantes de Design criaram a página Projeto Diário  no Facebook para auxiliar os que estão chegando ao curso e tornar a experiência acadêmica mais agradável e divertida.

No endereço, é possível encontrar assuntos referentes ao dia a dia no Campus A. C. Simões e às experiências trocadas entre alunos. “O objetivo é estimular a propagação de informações úteis para os novos universitários, a exemplo de notícias sobre o Restaurante Universitário, números de ônibus e linhas que dão acesso à Ufal, detalhamento da matriz curricular do curso, mapa da Universidade, entre outros”, explica Juliana.

Criado recentemente para aproximar a instituição dos estudantes que ingressam agora em 2016, o Projeto Diário passou a ser visualizado por outras pessoas, além de alunos, docentes e profissionais da área.

Segundo a docente, são muitas possibilidades que a vida acadêmica proporciona e a página procura enaltecer, com muita criatividade, a utilidade de algumas informações relevantes ao universitário de Design. “Buscamos, principalmente, divulgar os prazos para bolsas acadêmicas, seleções de monitoria, divulgação de festas e de manifestações estudantis importantes para garantir nossa representatividade dentro do campus”, destaca.

As estudantes Janaina Araújo, Mariana Petróvana, Rúbia Melo e a coordenadora Danielly Amatte participam da organização do Projeto Diário e contam com o apoio, na parte de divulgação, dos alunos Luis Henrique Oliveira e Gabriela Maria.

Confira a programação:

20 de junho

13h – Recepção dos calouros com cerimônia do chapéu seletor.

Local: pátio da FAU

16h – Abertura da Exposição "Spoilers da graduação" com trabalhos dos alunos

Local: Ateliê

17h – Passeio pela FAU