Estudantes de Arapiraca realizam intervenção física e social na Comunidade Frei Damião

Eles pintaram o prédio da Associação de Moradores, organizaram o espaço interno e doaram roupas e mantimentos

- Atualizado em
Estudantes do Campus Arapiraca e moradores da comunidade comemoram a conclusão das atividades

Redação Ascom

O trabalho do arquiteto vai muito além de planejar ambientes bonitos para pessoas que apresentam alto poder aquisitivo. Pensando no uso racional do solo disponível, ele busca garantir funcionalidade, segurança e bem-estar para os habitantes de residências particulares e aos cidadãos no uso dos espaços coletivos.

Para aproximar o trabalho desse profissional da população, estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Arapiraca da Ufal realizaram, na última sexta-feira (3), uma intervenção física e social na Comunidade Frei Damião, localizada no bairro Canafístula. No local, vivem mais de 900 famílias em condições precárias de moradia e de serviços públicos.

“Faltam palavras, mas penso que posso dizer que esse foi um dos melhores momentos vividos na graduação. A melhor atividade fora dos muros da Universidade, em um contato direto com a população marginalizada e que não tem acesso à Arquitetura e ao Urbanismo pregado na academia”, disse o estudante Marcos Antônio Francelino, que é membro da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura (Fenea).

Os alunos ficaram sensibilizados com a realidade encontrada e perceberam a importância da função social da área que estudam ao verificar que a criatividade permite fazer muito com pouco.

Eles pintaram o prédio da Associação de Moradores do bairro e desenharam uma nova entrada, respeitando o lema da associação União sem Preconceito. Organizaram também o espaço interno com mobiliários confeccionados a partir de materiais reciclados, como bancos de pneus com cordas e suporte para vasos de plantas feitos de paletes envernizados. Para lembrar da parceria entre a Universidade e a comunidade local, moradores e alunos deixaram a marca das mãos pintadas na parede da sede para evidenciar que a ação foi produto de um trabalho coletivo.

“Muito gratificante essa experiência. Agradeço a todos os envolvidos por nos proporcionar esse momento. Cada sorriso de satisfação dos moradores só reafirmou que conseguimos fazer muito com pequenos gestos”, disse a aluna Olga Francino. “Foi muito bom ver todos trabalhando nessa causa! Uma forma de agradecimento a essa comunidade que nos recebeu de braços abertos”, complementou Nathália Souza.

Todo o material utilizado durante a intervenção foi arrecadado por meio de uma campanha de doações coordenada pelos alunos e professores do curso. Além das tintas e pincéis, o grupo também recebeu roupas, alimentos e objetos de higiene pessoal. Os produtos foram repassados para a Associação que ficou responsável por fazer a distribuição para os moradores.

“Fiquei surpresa! Nunca foi feita uma doação tão grande dentro da comunidade. Graças a Deus, por meio da Ufal, todos aqui estão felizes. Foi um trabalho bonito e valoroso”, agradeceu a líder comunitária, Ceci Barbosa. “Quem puder continuar ajudando, a gente só tem a agradecer”, reiterou.

Em fevereiro deste ano, foi feita a primeira visita à comunidade. Na ocasião, os estudantes percorreram todo o bairro fazendo um levantamento das necessidades do local. Após, retornaram à área para entrevistar os moradores e realizar um levantamento urbanístico e arquitetônico, contemplando o conjunto e as unidades habitacionais.

As informações levantadas embasaram as discussões em sala de aula, a elaboração de diagnósticos temáticos, além de propostas urbanísticas e arquitetônicas para a realidade encontrada, contemplando áreas verdes, espaços comunitários e unidades habitacionais adequadas ao perfil das famílias residentes no Frei Damião.Questões de segregação física e espacial da comunidade em relação à cidade de Arapiraca, além de ações propositivas para a melhoria da qualidade de vida urbana, também foram analisadas pelos estudantes.

“A função social da Arquitetura deve estar sempre na pauta dos atuais e futuros profissionais. Quisera voltarmos para construir os projetos das unidades habitacionais e espaços comunitários cuidadosamente elaborados nas disciplinas. Quem sabe um dia...”, afirmou o professor Ricardo Victor.

A atividade de intervenção marcou o encerramento das disciplinas de Projeto de Arquitetura 5 e Projeto de Urbanismo 2, ambas fazem parte do 9º período na matriz curricular do curso e foram ministradas de forma integrada desde o início do semestre letivo, com foco na função social do arquiteto e urbanista.

Essa é a segunda vez que as disciplinas são ofertadas de forma integrada, desenvolvendo ações a partir de uma realidade local, como os assentamentos marcados pela precariedade nas condições de moradia. Duas turmas anteriores trabalharam com a comunidade Mangabeiras, situada próxima ao lixão de Arapiraca, constituída, em grande parte, por catadores de materiais reciclados. Essas experiências resultaram em diversos Trabalhos de Conclusão de Curso discutindo a problemática da área e apresentando propostas de intervenção.

No encerramento da atividade, a professora Simone Romão agradeceu aos alunos que se mobilizaram e a todos os doadores. “Sem essa força coletiva não seria possível. A ação marcou não somente os moradores, mas gerou uma ampla satisfação nos alunos que, ao participarem de situações reais como esta, levaram a Universidade e conhecimentos técnicos a quem precisa”, finalizou.

Quem quiser ajudar aos moradores do Frei Damião, a sede da Associação Comunitária fica localizada na Rua nº 05, também conhecida como Valentim, no bairro Canafístula, em Arapiraca.