ASI retifica chamada interna para programa de intercâmbio Santander Universidades

Estudantes terão prazo maior para entregar documentos além de cotas para os campi do interior. Concluintes também podem concorrer

07/06/2016 14h53 - Atualizado em 03/05/2024 às 13h07
Estudantes devem se cadastrar até dia 10 no site do Programa

Manuella Soares- jornalista

Devido ao recesso acadêmico, a Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) prorrogou o prazo para entrega de documentação dos estudantes que querem se candidatar a uma vaga no Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades. As coordenações dos cursos poderão receber os documentos até o dia 21 de junho, quando os alunos já retomarão suas atividades na Instituição.

Para participar é preciso se cadastrar primeiro no site do Santander Universidades, até a próxima sexta-feira (10).  A chamada interna da ASI contempla vários cursos das áreas de Humanas, Exatas e Saúde que estão habilitados a participar. Outra mudança no edital é um sistema de cotas que será aplicado para a seleção dos cinco discentes da Ufal, os quais receberão bolsas para cursar disciplinas em instituições ibéricas de ensino superior pelo período de seis meses.

Das cinco bolsas, uma será destinada para os candidatos do Campus Arapiraca e a outra para quem estiver concorrendo no Campus do Sertão. A novidade é viabilizada pela formação de três bancas de avaliação que serão realizadas, simultaneamente, nos três campi, evitando o deslocamento dos alunos do interior para as etapas de proficiência e entrevista.

Os aprovados poderão escolher entre as universidades do Chile, Colômbia, México e Uruguai para fazer o intercâmbio. O estudante deve elaborar um plano de estudos com base nas disciplinas da Ufal que sejam equivalentes às matérias da instituição escolhida.

Critérios

De acordo com o edital interno da ASI, só poderia participar da seleção um estudante que tivesse entre 20% e 80% de constatação de matrícula e frequência semestral no curso. Mas, com a retificação da chamada, a exigência agora é de pelo menos 20%. “Com isso, a gente garante que os concluintes possam ter a chance de participar do programa de mobilidade e ter a oportunidade de conviver com outras culturas”, ressaltou o assessor internacional da Ufal, Aruã Lima.

A divulgação do resultado final está prevista para 18 de julho.

Para conferir os documentos necessários e todas as etapas da seleção, confira o edital.

Edital Ibero-americano e todas as retificações aqui