Proest reúne bolsistas para debater orientações da Assistência Estudantil

Estudantes falaram sobre expectativas e tiraram dúvidas relacionadas aos critérios para manter a bolsa permanência

19/04/2016 11h38 - Atualizado em 03/05/2024 às 13h05
A plenária também acontece nos turnos da tarde e da noite

Lenilda Luna - jornalista

Durante esta terça-feira (19), a Pró-reitoria Estudantil (Proest) reúne os estudantes para tirar dúvidas sobre os critérios para a manutenção das bolsas Pró-graduando, diante das novas orientações da gestão da reitora Valéria Correia. "Ressaltamos que as bolsas têm a finalidade de contribuir com a permanência nos cursos dos estudantes em situação de vulnerabilidade social. É uma reivindicação antiga do movimento estudantil que estamos atendendo", esclareceu Analice Dantas, pró-reitora Estudantil.

Os critérios para a concessão de bolsas continuam sendo os mesmos estabelecidos no Plano Nacional de Assistências Estudantil (Pnaes) com o objetivo de contribuir para garantir igualdade de oportunidades aos estudantes de baixa renda, evitando a repetência e a evasão escolar. "O que enfatizamos é que as bolsas devem estimular o desempenho acadêmico e a inserção em programas de pesquisa e extensão, sem a obrigatoriedade de trabalho nos setores, principalmente fora da área de formação", destacou a pró-reitora.

Segundo Analice, os auxílios disponibilizados para os alunos serão acompanhados com critérios acadêmicos. "Os estudantes já passaram por uma seleção, onde foram verificadas as condicionalidades que comprovam a vulnerabilidade social. O acompanhamento que faremos será para manter a vinculação ao curso, apresentando frequência e bom desempenho nos estudos. Vamos criar uma política de estímulo, com lançamento de editais, para a participação facultativa em projetos de pesquisa e de extensão", explica.

No início da reunião da manhã, a coordenadora de ações acadêmicas da Proest, Edna Bezerra, fez uma saudação aos estudantes e pediu que todos se apresentassem e colocassem as expectativas. Vários estudantes comemoraram as mudanças destacando que agora vão poder participar de outras atividades. "Eu trabalhava no Ctec e agora espero ter mais tempo para estudar. Acabei de entrar em um projeto de pesquisa e pretendo melhorar meu desempenho acadêmico", disse um estudante de Geografia durante a reunião.

Estudantes que fizeram parte do Programa de Ações Interdisciplinares (Painter), que era mantido com recursos da Universidade Federal de Alagoas, falaram da expectativa em participar de novos programas. “Eu fiz parte do Painter e agora espero me encontrar em um novo projeto”, disse uma aluna. “Eu trabalhava em laboratório e minhas expectativas são as melhores, porque agora eu vejo que a Universidade está se importando com os estudos dos alunos e vamos poder nos dedicar à formação na nossa área”, destacou uma estudante de enfermagem na plenária.

A reitora Valéria Correia compareceu à plenária e conversou com os bolsistas. Ela destacou as dificuldades vivenciadas pelas universidades federais na atual conjuntura, mas reforçou o apoio aos estudantes. “Mesmo em meio ao cenário de contingenciamento, a prioridade é a assistência estudantil”, garantiu a reitoria. As plenárias acontecem também no período da tarde, de 14h às 17h, e no turno da noite, de 19h às 21h, no auditório do CIC.