Proest orienta sobre a nova configuração da Bolsa Pró-graduando

Processo de inserção de estudantes aos programas de assistência estudantil sofreu alterações


06/04/2016 18h00 - Atualizado em 03/05/2024 às 13h05

Rosiane Martins - estudante de Jornalismo 

A Pró-Reitoria Estudantil  (Proest) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informa que já está definida uma nova configuração das bolsas Pró-graduando. Dentre as mudanças está o fato de que não será mais exigido o envio mensal da frequência de bolsista Programa Bolsa Pró-Graduando (BPG) ou do Programa de Ações Interdisciplinares (Painter), que era entregue ao Núcleo de Assistência ao Estudante (Nae). 

Outra novidade envolve a construção de uma política de incentivo à inserção de bolsistas da modalidade BPG em projetos de pesquisa, extensão, monitoria e outros de natureza acadêmica, conforme a publicação de editais próprios, com possibilidade da reserva de vagas de bolsistas pró-graduando, na condição de colaboradores. 

Os BPG que já se encontram inseridos em algum projeto de âmbito acadêmico poderão permanecer desenvolvendo suas atividades, desde que seja em comum acordo entre o bolsista e o orientador do projeto. Os projetos deverão ser institucionalizados conforme as normativas específicas das Pró-Reitorias de Graduação, Pesquisa e Extensão. 

Ficam mantidos os demais critérios para concessão e continuidade dos programas de Assistência Estudantil, conforme o Edital Nº 02/2015  de 30 de novembro de 2015. 

Em parceria com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), com as coordenações e colegiados dos cursos presenciais, a Proest aprimorará os  mecanismos de apoio no desenvolvimento acadêmico de estudantes inseridos nos programas de assistência estudantil da Ufal. No prazo máximo de  seis meses, a Proest realizará um recadastramento de todos os beneficiados dos programas de assistência estudantil da Ufal.  

Veja o memorando na íntegra abaixo. 

Sobre as bolsas

O Programa Bolsa Pró-Graduando (BPG) tem o objetivo de atender ao estudante em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, para ampliar as suas condições de permanência durante sua formação acadêmica presencial. Já o Programa de Ações Interdisciplinares (Painter) consiste numa modalidade da BPG e possibilita a atuação do estudante em projetos interdisciplinares. O Painter possui edital específico para seleção de projetos nas diversas áreas de conhecimento, com posterior encaminhamento de bolsistas selecionados, dentre os estudantes classificados no edital em vigor. 

Também há o Programa Restaurante Universitário (RU), no âmbito do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que atende com isenção de taxas aos estudantes em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, avaliados pelo Serviço Social da Proest. Os bolsistas BPG e Painter têm acesso automático ao RU. 

Possíveis  dúvidas a respeito de editais ou  sobre questões de assistência estudantil podem ser esclarecidas através do telefone 3214-1079 ou pelo e-mail editaldaassistenciaestudantil@gmail.com.