Fórum de coordenadores de cursos de graduação realizou um levantamento das necessidades

Reuniões serão mensais, seguindo a proposta de fortalecer as instâncias colegiadas


- Atualizado em
Reitora Valéria Correia e o vice-reitor, José Vieira, acompanharam a reunião do Fórum dos Colegiados

Reitora Valéria Correia e o vice-reitor, José Vieira, acompanharam a reunião do Fórum dos Colegiados

Lenilda Luna - jornalista
Durante a manhã desta segunda-feira, 22, aconteceu no Centro de Interesse Comunitário (CIC) o Fórum dos Colegiados dos Cursos de Graduação. Esta instância reúne os coordenadores de todos os cursos e tem como objetivo "formular políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns das Coordenações de Cursos de Graduação", além de "manter articulação permanente com a Pró-Reitoria de Graduação". A reunião contou com as presenças da reitora, Valéria Correia, e do vice-reitor, José Vieira.  
Segundo Suzana Barrios, coordenadora de Desenvolvimento Pedagógico da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), a proposta da gestão é fortalecer todas as instâncias colegiadas para garantir a participação democrática nas decisões. "As reuniões não estavam acontecendo mensalmente, como dever ser. Em função disso, como temos muitas demandas represadas, já estamos convocando para uma reunião extraordinária em março", esclareceu Suzana.
Uma das questões levantadas durante a reunião está relacionada aos processos de avaliações dos cursos que é feita dentro dos critérios do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). "Estamos com alguns cursos sendo avaliados e temos prazo até julho 2017 para reformulação de todos os cursos de licenciatura, é um prazo bastante curto, embora algumas unidades já tenham iniciado esse processo", ressalta a coordenadora de desenvolvimento pedagógico.
Suzana Barrios destaca ainda que todos os projetos pedagógicos de cursos, inclusive dos bacharelados, deverão ser reformulados nos próximos dois anos. "Isso porque existe toda uma reestruturação da universidade, com novas diretrizes, e também novas necessidades por conta dos cursos criados a partir de 2006. Esse é um processo amplo de reformulação de cursos. A Prograd tem muito a fazer e o Fórum é fundamental nesse trabalho", ressalta a coordenadora.
Nesta primeira reunião do ano e da nova gestão, foi feito um levantamento das demandas. "Os coordenadores fizeram uma avaliação por escrito, destacando o que está bom e o que precisa melhorar nos cursos e na atuação da Prograd. Com esses dados, faremos uma sistematização que vai fundamentar o planejamento das ações da Prograd. Assim como vamos apresentar o diagnóstico feito pela gestão, iniciado ainda no período de transição", concluiu Suzana Barrios.