Estudantes faltosos ao Enade podem pedir dispensa até segunda-feira

Memorando da Procuradoria Institucional traz detalhes de como os alunos devem proceder

- Atualizado em

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Se você é um dos estudantes que, por motivos de saúde, mobilidade acadêmica ou outros impedimentos relevantes de caráter pessoal não compareceu ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em novembro de 2015 fique atento. A Universidade Federal de Alagoas, por meio da Procuradoria Educacional Institucional (PEI), informa que o prazo para pedido de dispensa segue aberto até a próxima segunda-feira, dia 22.

Para solicitar a dispensa, o aluno deve ficar atento aos procedimentos a seguir: ter sido inscrito pelo coordenador de curso no Enade 2015; ele, no entanto, pode verificar sua situação por meio do site e consultar o relatório de presenças à prova. Caso tenha sido inscrito, mas não compareceu à prova ou se o coordenador não solicitou dispensa no período de 18 de dezembro de 2015 a 29 de janeiro deste ano, deverá acessar o site do Enade e solicitar dispensa conforme o que se pede aqui.

Além do requerimento de dispensa, o estudante deve apresentar declaração original de aluno regular e habilitado ao Exame, comprovada por meio de assinatura do responsável na instituição de educação superior e a original ou cópia autenticada do documento comprobatório do impedimento de participação no Enade 2015. Mas, atenção! Todos também devem preencher o questionário disponível no site do Enade até a mesma data de prazo para pedido de dispensa: segunda-feira, dia 22.

Documentos e procedimentos

Os documentos supracitados estarão disponíveis para preenchimento e impressão no site do Enade, em sistema criado para este fim, até a segunda-feira.

Ao acessar os documentos, o sistema gerará número de protocolo de registro de preenchimento e retirada, o qual deverá ser usado no acompanhamento de seu processo, sempre que solicitado. Após impressão, o interessado deve comparecer à Procuradoria Educacional Institucional(PEI), situada no prédio da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió, das 10h às 12h e das 14h às 17h com a declaração de aluno regular impressa para assinatura do Procurador, Tiago da Cruz.

Não serão aceitas solicitações de dispensa que descumprirem os documentos solicitados. Além disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não se responsabilizará por solicitação de dispensa não enviada por motivos de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. Confira outros detalhes por meio do memorando disponível no final desta página.