Curso de Agroecologia promove debate interativo

Diversas temáticas agroecologicas foram discutidas durante o evento

- Atualizado em
Café com Agroecologia

Rosiane Martins – estudante de jornalismo

Quem esteve na praça da Paz, no Campus A.C. Simões, na tarde da última quarta-feira (24) encontrou um espaço diferenciado. Lanches, café, música, lençóis forrando o chão e muitos estudantes interagindo foram pretextos para a troca de conhecimentos e experiências de alunos e profissionais que se reuniram para a primeira edição do Café com Agroecologia. O evento foi promovido com o intuito de dialogar temas que vão além da agricultura numa perspectiva ecológica.

O projeto é uma iniciativa do Grupo Agroecológico Craibeiras (GAC) do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Ufal, junto com a coordenação regional da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (Feab).

Segundo Ferdnando Brito, estudante e um dos organizadores do evento, o objetivo da atividade foi trazer ao espaço da Universidade uma discussão mais ampla sobre o conceito de Agroecologia. “Tem muita gente que não sabe do que o curso trata, queremos dialogar nesse espaço que é uma grande oportunidade para realizarmos essa discussão. Vamos trazer relatos e experiências de profissionais que atuam na área aqui em Alagoas”, destacou.

Cristina Lira, integrante do Projeto Colhendo Bons frutos, também participou do café e ressaltou a oportunidade como uma forma de ampliar as temáticas que envolvem a Agroecologia e a conscientização do hábito de consumir alimentos mais saudáveis.

Os facilitadores do debate foram os professores Cícero Adriano Vieira, do Campus Arapiraca, e o doutorando em Proteção de Plantas, Fabiano Leite, que relataram suas experiências relacionadas ao campo agroecológico em Alagoas. As discussões ainda envolveram os estudantes que estavam no debate e expuseram seus questionamentos.

nova pró-reitora estudantil, Analice Dantas, esteve no evento e ressaltou a importância do mesmo, destacando o apoio dado pela Pró-reitoria Estudantil (Proest). “Reafirmo o apoio que a Proest dá ao projeto e afirmo o nosso interesse em trabalhar com alimentos agroecológicos nos nossos restaurantes universitários”, enfatizou.