Proest orienta sobre mudança na marcação de consultas

Triagem para os especialistas será feita por um clínico geral do HU


11/10/2016 13h13 - Atualizado em 03/05/2024 às 13h05
Erivaldo Farias, gerente de Assistência Estudantil

Erivaldo Farias, gerente de Assistência Estudantil

Lenilda Luna - jornalista

A gerência de Assistência Estudantil da Pró-reitoria Estudantil (Proest) mudou a forma de atendimento para solicitação de consultas médicas. "Antes nós recebíamos o estudante e solicitávamos encaminhamento para um especialista, a partir dos sintomas que eram relatados, mas não somos médicos para determinar qual especialidade é necessária e isso causava alguns contratempos", explicou Erivaldo Farias, gerente de Assistência Estudantil.

A partir de agora, o estudante de graduação ou pós-graduação que solicitar à Proest um atendimento médico será encaminhado para um clínico geral do Hospital Universitário, que vai fazer a triagem e encaminhar, caso necessário, para um especialista. "Dessa forma, temos um atendimento qualificado e acreditamos que muitos atendimentos podem ser resolvidos nessa consulta com o clinico geral, mas o médico terá a competência de determinar se é necessário consultar o especialista", concluiu o gerente.

O estudante deve ir à Proest, levando o comprovante de matrícula autenticado e documento de identificação com foto. A emissão da solicitação se dá após um dia útil. Com esta guia, o estudante vai procurar o SAME no Hospital Universitário, de quarta a sexta-feira, das 10h às 15h, levando também documentos como CPF, RG, cartão do SUS e comprovante de residência, para marcação de atendimento com o clínico geral.

Veja como o estudante deve proceder no caso de outros atendimentos:

Cartão Odontológico

A Proest disponibiliza aos estudantes o Cartão Odontológico, para atendimento clínico no gabinete odontológico da Faculdade de Odontologia (Foufal - Campus A.C. Simões). Para ter acesso o aluno deve levar à Gerência de Assistência Estudantil da Proest uma foto 3X4 e comprovante de matrícula certificado. A emissão se dá após um dia útil. O gabinete odontológico funciona todos os dias, das 8h às 16h, na Faculdade de Odontologia do Campus A. C. Simões.

Acolhimento psicológico

A Pró-reitoria Estudantil realiza acolhimento de estudantes por psicólogos para orientação ou encaminhamento para rede SUS. Para agendar é necessário levar comprovante de matrícula autenticado pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e documento de identificação com foto para a Gerência de Assistência Estudantil. O agendamento se dá de segunda a sexta-feira das 7h às 19h na GAE, e o atendimento é realizado às terças-feiras.

Atendimento Nutricional

Basta preencher o requerimento na GAE e levar a solicitação ao HU, no ambulatório 1, sala 14, às quintas-feiras, no horário de 13h.