Minicurso vai debater política de assistência estudantil

Objetivo é capacitar discentes para análise sobre o Pnaes

03/10/2016 10h27 - Atualizado em 03/05/2024 às 13h05

Ascom Ufal

A Faculdade de Serviço Social da Ufal promove, a partir desta terça-feira (4), o minicurso sobre a Política de Assistência ao Estudante Universitário nas Ifes brasileiras, que será realizado pelo PET Conexões de Saberes Serviço Social em parceria com o Centro Acadêmico Rosa Luxemburgo e o Observatório de Política de Assistência ao Estudante (Opae). O objetivo é capacitar os discentes da Ufal para uma análise das múltiplas determinações do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e de como esse programa responde a tais determinações nas instituições federais de ensino superior brasileiras.

O minicurso terá cinco módulos e pretende demonstrar as reivindicações da UNE, Sence e Fonaprace, no campo da assistência ao estudante universitário, nos governos Luiz Inácio Lula da Silva; além de debater sobre os interesses da produção de um Programa Nacional de Assistência Estudantil.

Ministrado pela professora Josimeire de Omena Leite, o minicurso irá contribuir para ampliar e enriquecer as novas investigações e debates, na academia, sobre a Política de Permanência nas Ifes brasileiras. As outras datas do minicurso são 13, 18 e 25 de outubro e 1º de novembro, na sala de multimeios da Faculdade de Serviço Social, das 14h às 18h, com carga horária de 20h.

São disponibilizadas 50 vagas e as inscrições podem ser feitas online pelo blog, e presencialmente na sala do PET (FSSO) ou no local do evento.