Graduandos do Campus Arapiraca participam de Colação de Grau Social

Vice-reitor ressalta que esse modelo de formatura é a garantia de um direito

10/10/2016 10h49 - Atualizado em 03/05/2024 às 13h05
O vice-reitor, José Vieira Cruz, conferiu o Grau aos alunos

Redação Ascom

O projeto Colação Social chegou ao Campus Arapiraca. Alunos de duas turmas participaram da cerimônia de colação de grau, na última sexta-feira de setembro (30), presidida pelo vice-reitor, José Vieira Cruz. A maioria dos professores que compuseram a mesa são dos campi do interior, assim como a pró-reitora Joelma Albuquerque, a diretora do Campus Arapiraca, Eliane Cavalcanti, a professa Amanda (Penedo), e os técnicos Aldiane Tenório (CRCA), e Marcius de Oliveira (Coordenadoria dos Cursos de Graduação).

A formatura social propõe uma cerimônia com todas as honrarias devidas, sem custo nenhum para os participantes. “A formatura é por si um momento especial e de grande significado para os formandos e seus familiares. A realização da referida cerimônia nos campi do interior, a exemplo do que já ocorre em Maceió, representa a garantia de um direito. Neste sentido, a professora Valéria Correia, reitora da Ufal, tem nos estimulado e envidado esforços para realização destas formaturas nos campi de Arapiraca e do Sertão”, ressaltou o vice-reitor, José Vieira Cruz

Um dos objetivos é possibilitar às famílias dos graduandos presenciarem um momento importante na vida deles sem a necessidade de deslocamento para a capital. A iniciativa evita custos com viagem e permite que os familiares e amigos prestigiem o encerramento de um ciclo para os alunos da Ufal.

Na cerimônia do Campus Arapiraca, também estavam presentes graduandos de Penedo e Arapiraca. “Estudantes e familiares tiveram a palavra franqueada e ressaltaram a importância do acesso à Universidade no Agreste alagoano e da conclusão do curso, apesar das adversidades como as condições de mobilidade para aqueles que residem em outros municípios ou localidades rurais”, destacou Silvana Medeiros, da Pró-reitoria Estudantil.

Para realizar as cerimônias de colação é fundamental a parceria entre o Departamento de Registro e Controle Acadêmico e as coordenações de Registro e Controle Acadêmico (campi Arapiraca e do Sertão) na organização administrativa. Além disso, a equipe de cerimonial da Ufal tem possibilitado que os estudantes vivenciem o ritual de outorga do diploma.

A pró-reitora de Extensão, Joelma Albuquerque, destacou o momento com a propriedade de quem acompanhou mitas turmas no campus. “Como sou do Campus Arapiraca, sei da importância dos estudantes do interior como profissionais formados para o próprio município de origem deles. Nesta conjuntura de retirada dos direitos dos jovens, com os cortes de recursos das universidades, eles são os que têm melhores condições de contribuir com o desenvolvimento do Estado, e lembrar, para os que estão chegando, da importância da universidade pública e gratuita”, ressaltou.