Programa de Educação Tutorial lança segunda edição do Boletim de Conjuntura

Acompanhamento dos principais indicadores do estado é realizado pelos próprios alunos do projeto


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David Cardoso - estudante de Jornalismo 

No último dia 4 de novembro, dentro das atividades da Semana do Economista 2015 - Novos desafios para o desenvolvimento alagoano, o Programa de Educação Tutorial (Pet) lançou a primeira edição do seu Boletim de Conjuntura, uma publicação mensal, online, que, através de análises setoriais, realiza o acompanhamento sistemático da evolução e das tendências de curto prazo da economia alagoana. 

Diante do objetivo do programa que busca desenvolver atividades que buscam integrar o corpo discente, proporcionar outras formas de aprendizagem e contribuir para a melhoria do curso de graduação em Economia da Ufal, surgiu a ideia do Boletim Peteco de Conjuntura. "O Boletim vem possibilitar à comunidade universitária e à sociedade alagoana em geral o acesso, de forma fácil, aos principais indicadores econômicos do estado", destacou o professor e tutor Cid Feitosa. 

Os próprios alunos do Pet são os responsáveis em fazer o levantamento dos dados e logo depois repassam as informações para o tutor, que revisa antes de realizar a publicação. Os boletins trazem os principais indicadores do estado, temas como: balança comercial de Alagoas, inflação em Maceió, agricultura, produção mineral, construção civil, inadimplência, comércios e serviços, fluxo de passageiros, turismo, dentre outros. 

Desde o início do projeto foram produzidos dois boletins, referentes ao mês de setembro e outubro, que podem ser conferidos por meio do link.

Programa de Educação Tutorial 

O Pet é um programa do governo federal brasileiro que tem como objetivo promover a formação ampla dos alunos de graduação envolvidos, através da realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão. O Programa é composto por grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica,