Prograd lança edital de mobilidade acadêmica nacional

São cinco bolsas para alunos de graduação da capital e do interior

- Atualizado em

Jhonathan Pino - jornalista

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) divulgou edital para o processo seletivo de bolsas do Programa Andifes/Santander de Mobilidade Acadêmica. De acordo com o documento, trata-se de mais uma possibilidade para que alunos de graduação cursem disciplinas em outra Instituição Federal de Ensino Superior (Ifes).

As inscrições ocorrem até o dia 12 de janeiro, a partir do envio de e-mail do interessado para mobilidadeufal@gmail.com. Deverão ser anexados os seguintes documentos: cópias de RG e CPF; Histórico Analítico Escolar de graduação atualizado e autenticado pelo departamento responsável; comprovante de matrícula; formulário de Inscrição (consta em anexo do edital); plano de estudos e demais documentos solicitados pela instituição escolhida pelo candidato.

Os candidatos deverão se encaixar no seguinte perfil: ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação da Ufal; ter cursado no mínimo 20% da carga horária de integralização do curso de origem; não possuir mais de duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade; não finalizar o curso na instituição receptora e não ter participado deste programa.

Eles passarão pela pré-seleção, quando a Prograd selecionará um aluno de cada curso, de acordo com análise do Coeficiente de Rendimento Acumulado dos candidatos. A seleção ocorre no dia 18 de janeiro e será composta de análise do Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA), entrevista com os candidatos e redação. O resultado sai no dia 22 de janeiro e a participação no programa será condicionada à aceitação pela universidade receptora. Serão selecionados cinco alunos da Ufal.

O valor da bolsa é de R$ 3.000,00 e será pago em cinco parcelas de R$ 600,00, durante o semestre de participação no programa. O pagamento é destinado a custeios pessoais e será repassado pela Andifes, até o quinto dia útil de cada mês, conforme início do semestre de cada instituição receptora.

Veja Edital aqui.